9 dicas para deixar a praia mais segura para o bebê

Ir para a praia com seus filhos pode ser uma diversão em dobro, aproveitar as férias escolares para levar a criança para tomar um banho de água salgada e areia não tem preço. Esses momentos divertidos ficam gravados na memória, tanto para os pais como para os pequenos . Porém é importante ficar atento em alguns detalhes antes de levar crianças pequenas para a praia.

1- Cuidado com a idade

Não é recomendado que os bebês menores de seis meses possam ir à praia. Antes dessa idade eles inda possuem a pele sensível à água salgada, o que pode ocasionar em coceiras, irritações e até alergias.

2- Praia no melhor horário

A primeira ida á praia pode acontecer a partir dos 6 meses de vida. Porém é preciso cuidados com a pele, alimentação e higiene. Não os leve a praia em horários de pico solar entre as 10h e as 16h. Se for nesse horário é importante que o bebê fique na sombra e com bastante protetor solar.

3- Vestimenta certa

É aconselhável que o bebê use roupas leve de algodão ou com proteção UV. Bonés e Chapéus são grandes aliados nesse momento. É essencial levar fraldas extras, porque, se o bebê fizer xixi ou cocô e não for trocado logo, as chances de assadura no calor são maiores. E se for entrar no mar, existem fraldas especiais que não desmancham na água como as outras

6- Higienização do bebê após à praia

Após o bebê brincar na praia, o excesso de areia deve ser tirado dele para evitar problemas na pele. Ao ficar muito tempo com shorts de banho, maiô ou fraldas sujas após ter entrado no mar ou brincado na areia, a pele fica irritada. Faça a higienização com água doce, e após isto, vista o bebê com roupas secas para evitar problemas.

7. desidratação do bebê

Muitas mães têm dúvidas em relação a hidratação dos bebês ao irem à praia. Para crianças de seis meses, apenas o leite materno já garante que não ocorra a desidratação advinda do sol. Porém, após essa idade, é importante que o bebê tome bastante água, junto ao leite materno, para potencializar a proteção contra a desidratação.

Um ponto a ser levado em consideração, é a água comercializada na praia. A qualidade dessa água não tem como ser garantida, podendo estar contaminada, o que pode prejudicar a saúde do bebê. Por isso, o ideal é levar de casa. Para crianças que tomam mamadeira, é indicado que o leite seja preparado no local.

8. Alimentação adequada

A alimentação da criança deve ser a mais natural possível, e preferencialmente de origem caseira, pois existe um alto risco de intoxicação quando o alimento vem de fontes desconhecidas. As mães devem investir em alimentos leves, bastante frutas, água de coco e sucos naturais. Caso leve lanches prontos, eles devem ser conservados em sacolas térmicas

9. Aplique repelente

O repelente pode ser fundamental para conter o “ataque” de insetos ao bebê. A única precaução é não aplicá-lo em crianças com menos de 6 meses, porque algumas substâncias químicas da fórmula podem provocar reações alérgicas na pele do bebê.

Leia mais:

Para ajudar os pais se sentirem melhor enfermeiras vestem prematuros para “festa na praia”

5 Lugares no Brasil para viajar com as crianças

Comente