Crianças com ansiedade: saiba como ajudar

A ansiedade também afeta as crianças em diversas formas e momentos. Em processo de aprendizagem é  considerado normal isso acontecer como aprender andar de bicicleta ou realizar uma tarefa pela primeira vez, 20% das crianças apresentam ou apresentarão algum traço ansioso nesse momento.

Mas algumas situações podem causar uma ansiedade maior e que precise de acompanhamento médico, como separações dos pais, a criança pode se recusar ir à escola, não comer, fazer birras constantes ou fobia social que faz com que a criança evite algumas situações como recusar usar banheiros públicos, falar ao telefone, fazer apresentações em públicos ou comer em público.

Além da recomendação médica, algumas tarefas podem ajudar as crianças com ansiedade a se distraírem e se desenvolverem melhor, como algumas atividades.

– Fazer exercícios físicos como jogos com bolas ou artes marciais;

– Ter um cachorro, um estudo da Universidade de Oklahoma (EUA) feito com 643 crianças descobriu que ter um cão de estimação diminui a probabilidade de a criança desenvolver altos níveis de ansiedade;

-Passeios juntos, a criança segura é menos ansiosa, invente atividades e passeios para cultivar o vínculo entre vocês, como cinemas, receitas, peças de teatro, parques.

-Incentive a criança a ler, escolher livros de acordo com a faixa etária para eles.

Não se esqueça que a ansiedade pode gerar depressão e outros problemas sérios para a saúde, portanto caso identifique sinais de ansiedade em seus filhos procure um médico especializado.

10 curiosidades sobre o leite materno

10 Sintomas da depressão pós-parto

Especialistas alertam as dificuldades que as crianças estão tendo para segurar lápis devido ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Comente