Doença Icterícia no recém-nascido: o que é e como tratar

Alguns bebês nascem com o tom de pele mais amarelado, por conta de um aumento de bilirrubina no sangue, que é produzido no próprio organismo e isto é considerado uma doença chamada de icterícia neonatal.

A icterícia é uma doença muito comum entre recém-nascidos e segundo especialistas se manifesta em cerca de 60 % dos bebês. Essa doença não tem sintomas adicionais e nem manifesta risco a saúde do bebê, desde que seja detectada o mais rápido possível e controlada.

Ela se manifesta entre o segundo e o primeiro dia de vida do bebê, caso seja detectada mais tarde que isso pode levar suspeitas para doenças mais sérias. A icterícia pode ser confundida com algumas doenças, dentre delas estão rubéola, citomegalovírus, herpes e atresia bilar.

Se o bebê for diagnosticado com icterícia ele deve ser avaliado diariamente até a normalização. Em muitos casos ela some espontaneamente e dura cerca de 10 dias, mas é necessário o diagnóstico e uma avaliação médica, pois caso não sumir pode haver complicações.

O nascimento dos dentes do bebê: tudo o que você precisa saber

Obesidade infantil: dicas de atividades físicas para fazer com as crianças  

Criança no banheiro: Intestino preso e alimentação

Comente