Saiba perceber os sinais de quando a criança precisa de ajuda

Muitas vezes as crianças não sabem demonstrar os sentimentos ou externar o que estão sentindo em palavras por conta disso é muito importante os pais estarem sempre atentos aos sinais.

Por mais que os pais busquem saber de tudo que se passa na vida dos filhos muitas coisas ainda passam despercebidas afinal não é possível estar ao lado deles em todos os momentos. Por conta disso, buscar entender e principalmente escutar as crianças é fundamental. Fique atento aos sinais a seguir.

Demonstra-se assustada

Nem sempre quando uma criança se demonstra assustada é manha ou timidez, às vezes pode ter algum motivo específico. Talvez já tenha passado por alguma situação parecida que lhe causou algum trauma, portanto busque conversar para extrair a raiz do motivo desse sentimento.

Tem medo de alguém

Se a criança tiver medo de estar perto de alguém levante um sinal vermelho e mantenha-se em alerta. A situação pode ser constrangedora para o adulto, mas não deve ser negligenciada pois o fato dela não querer estar próxima a determinada pessoa pode ser um sinal de que algo não vai bem. Busque não deixar a criança com essa pessoa sozinha.

Não obrigue a criança

Se seu filho não quer abraçar ou estar perto de alguém não o obrigue. Crianças podem ter atitudes que não estão correlacionadas com algo, mas nem sempre as atitudes não têm fundamento. Não o force a oferecer carinho para alguém que ela não se sente à vontade, se tudo estiver bem ela irá naturalmente gostar da pessoa com o tempo.

Escute e dê a devida importância aos sinais

O mais importante é sempre escutar a criança e buscar entender o que ela está sentindo. Caso a criança seja introspectiva, ou não consiga dizer o que está ocorrendo tente conversar em momentos em que ela está relaxada e traga o tópico como uma conversa leve. Vale lembrar que ajuda de profissionais como psicólogos é mais do que bem-vinda.

Se houver realmente algo errado acontecendo haja imediatamente, busque ajuda e nunca deixe para resolver depois.

Diálogo: entenda a importância de conversar com as crianças.​

Coronavírus: Como prevenir as crianças do vírus

Saiba como ajudar crianças a se acalmarem

Comente