Calendário Menstrual: Aprenda como calcular o período fértil

Você sabia que é possível calcular quando as mulheres estão mais propensas a terem filhos durante a relação sexual sem métodos contraceptivos?

A maioria das mulheres sabem dessa informação, mas o complicado mesmo é o cálculo do calendário menstrual para saber quando será o período fértil. Hoje em dia já existem aplicativos que fazem o cálculo automaticamente com calendários e observações, mas é sempre bom saber como funciona e quais são os métodos para saber a data certa.

Durante o ciclo menstrual a mulher tem períodos férteis, quando os hormônios femininos aumentam e assim o útero e todo o corpo se preparam para a fecundação, ou seja, para a concepção de um bebê. Para calcular quando será esse período é simples, basta observar seu ciclo menstrual se ele é regular ou irregular.

Em um ciclo menstrual regular, com duração em média de 28 dias, o período menstrual acontece de 3 a 8 dias. Para descobrir esse período a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e depois. Por exemplo, se o primeiro dia da menstruação foi 1º de janeiro o seu ciclo começa aí, então você deve contar 14 dias, ou seja, dia 14 de janeiro a mulher estará ovulando, acrescentando três dias antes e após teremos o seu período fértil que ocorrerá dias 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 de janeiro. Se houver alguma relação sexual nesse período sem nenhum método contraceptivo ocorrerá uma grande probabilidade de gravidez.

Já com o ciclo irregular que são quando a menstruação ocorre em períodos diferentes de um mês para o outro, deve-se obter o acompanhamento de um médico ginecologista, nesse período será observado o maior e o menor tempo de duração do ciclo menstrual. Por exemplo, se o ciclo menor durar 28 dias (menos 14 dias = 14) e o maior for de 35 dias (menos 14 dias = 21), o período mais propenso para engravidar será entre o 14º e 21º dia de cada mês.

Existem alguns casos em que a mulher não passa pelo período fértil como no uso de pílulas anticoncepcionais no qual o objetivo é impedir a produção e liberação de óvulos, não existindo o período fértil. É importante salientar que há variações neste ciclo, por exemplo, quando se tem ovário policístico, esse distúrbio endócrino provoca alterações nos níveis hormonais, o que leva a mulher a ter ciclos menstruais desregulados, o que pode também ocasionar infertilidade.

Dicas e Ideias de Revelação: Inove na hora de revelar a gravidez!

Netflix: Confira quais são os melhores conteúdos relacionados à maternidade

Comente