Como ajudar as crianças a lidarem com a separação dos pais

O momento da separação é muito difícil, é um período muito delicado para os pais e principalmente para as crianças. Mesmo que a decisão seja tomada em conjunto esse momento é um marco na vida do casal e dos filhos.

Independente das causas que levaram a separação do casal, é imprescindível que os impactos na vida das crianças sejam amenizados, para que não se torne um trauma. Para isso separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse momento complicado.

Como abordar a situação

A decisão pelo divórcio é um processo que pode levar desde dias até anos para ser realizado, esse momento pede muito reflexão e empatia. Conte para as crianças somente quando tiver certeza da decisão.

Cada idade pede uma abordagem diferente, porém a principal informação que se tem que dar para a criança é que nada disso está acontecendo por culpa dela.

-Evite brigas na frente dos filhos;

-Converse com a criança e deixe ela livre para que exponha seus sentimentos;

-Trate a situação com verdade, não é necessário contar todos os detalhes, porém seja claro quando for informar a situação;

-Evite chantagens emocionais, nesse período algumas crianças podem tomar partido de um lado praticando alienação parental;

-Se mantenham em comunicação quando se tratar da educação dos filhos, é importante os pais falarem a mesma língua;

-Informe a escola sobre a situação.

Nova rotina

Nesse processo de adaptação é muito importante a presença dos pais, é fundamental que os pais pensem nas crianças e no que é melhor para elas. Dependendo da idade eles tendem a reagir de formas diferentes, porém quanto mais novo mais fácil se torna o processo de separação. Já quando maiores, os filhos podem se mostrar mais resistentes com comportamentos como birra, desobediência e até agressividade pois ela tem medo das mudanças e se sente insegura e abandonada, se necessário é importante o acompanhamento de um psicólogo.

Conversar e estar presente na vida dos filhos com demonstrações de carinho é necessário para que a criança entenda que mesmo com toda situação ela ainda será muito amada e cuidada.

9 dicas para fazer os filhos aceitarem melhor a separação dos pais

Os tipos mais comuns de ansiedade em crianças

Comente