9 dicas para fazer os filhos aceitarem melhor a separação dos pais

O assunto de hoje é de total importância, já que mexe com o emocional de uma criança. E ao se separar, o casal tem de buscar toda a maturidade possível para encaminhar bem a reação dos filhos à nova fase que se inicia. E, por mais que os pais sejam cuidadosos, a rotina muda. Bebês ficam agitados, crianças pequenas voltam a fazer xixi na cama e crianças crescidas passam a dar problemas na escola. Mas, bola pra frente. Separação não é só drama: se a decisão aconteceu, ajudar os filhos a encarar a nova fase será importante para todos. Pensando nisso, separamos 8 dicas para fazer os filhos aceitarem melhor a separação dos pais.

1– Converse com seus filhos e explique a nova situação

É importante que a informação sobre a separação do casal seja dada aos filhos pelos pais e não por terceiros. Expliquem às crianças que papai e mamãe já não podem ou não desejam viver juntos e que, a partir de agora, viverão em casas diferentes;
2- Não coloquem culpados para nova situação

Fale com seus filhos da realidade da separação, tendo o cuidado de não culpar ninguém. Assegure aos seus filhos que eles não têm culpa pelo o que ocorreu. As crianças precisam de honestidade e de uma razão para o fato da mãe e o pai não viverem mais juntos. Se não lhes explicar isso, elas irão se culpar, pensando que o pai ou a mãe saíram de casa porque elas choraram alto demais, por exemplo.

3- Explique como serão as visitas daqui para frente

As crianças necessitam de uma vida organizada e estruturada e as que estão passando por uma situação de divórcio ainda precisam de mais estrutura. Por isso, elas querem saber com antecedência se vão estar com a mãe ou com o pai. Uma boa ideia é a elaboração de um calendário, em um lugar visível, com todas as datas importante e em que casas estarão nesses dias.

4- Mantenha a rotina das crianças

Depois da separação, e dentro das possibilidades do casal, é importante que seja mantido o ambiente que rodeia as crianças, como escola, casa, bairro, amigos, pois isso poderá ajudá-las a darem continuidade às suas próprias vidas. E independente com quem fique a guarda das crianças, a presença constante por parte de quem se foi é imprescindível.
5- Falar mal um do outro para os filhos: foi o relacionamento homem-mulher que acabou, mas o relacionamento pais-filhos vai se manter pela vida afora. Portanto, ambos devem respeitar o papel de pai e mãe.

6- Usar os filhos como espiões para saber da vida do outro: já que o relacionamento homem-mulher acabou, de que vai adiantar saber da vida do outro?

7- Fazer chantagens ou usar os filhos como moeda de troca: nunca dizer que o filho só sairá com o pai quando ele depositar a pensão, por exemplo.

8- Discutir na frente dos filhos: qualquer discussão deve acontecer longe deles.

9- Tirar a autoridade do ex-marido ou da ex-esposa: se a mãe disse que o filho está de castigo, o pai deve manter o castigo mesmo que não concorde com ele. Se o pai disse que o filho não vai àquela determinada festa por um motivo X, a mãe deve acatar a ordem, mesmo discordando dela. Os filhos precisam desta coesão entre ambos para aprender a ter limites.

Comente