10 dicas para lidar com a volta ao trabalho após licença maternidade

Você nunca imaginou que seria tãoo difícil voltar a trabalhar, né? Só de pensar em deixar seu bebezinho lindo em casa, bate uma tristeza, né? Um pouco desse nervosismo acontece por causa dos hormônios da gravidez, mas o principal motivo é o famoso instinto materno. Porém, é possível voltar a trabalhar sem entrar em pânico. Separamos algumas dicas para te ajudar a lidar com essa transição:

1) Encontre uma babá ou creche confiável: Esse é o passo mais importante. Você pode começar a procurar antes mesmo do seu filho(a) nascer. Afinal, encontrar um lugar ou alguém com quem deixar seu filho, que seja de confiança é bem difícil. Por isso, pegue referências, pergunte, visite e se você for deixar com uma babá, faça com que ela comece a trabalhar antes da sua licença maternidade terminar.

2) Planeje a amamentação: Se você quiser continuar a amamentar mesmo depois do fim da licença maternidade, você precisa: contar para seus colegas de trabalho e para a empresa, ver a possibilidade de ter um lugar adequado para amamentar e começar um pouco antes da licença maternidade terminar. Assim você tem tempo de praticar e de planejar os horários das mamadas.

3) Peça flexibilidade no trabalho: Você pode conversar com seu chefe antes do seu filho nascer e pedir horários mais flexíveis ou para trabalhar de casa ou até para trabalhar meio período. Combine! Assim ambos os lados sabem o que esperar.

4) Marque uma data: Se possível marque uma data para a sua volta ao trabalho no meio da semana, como em uma quarta-feira. Dessa forma, a sua primeira semana será mais curta e a transição fica mais fácil.

 5) Faça uma lista de tudo que você tem para fazer e priorize as tarefas: O que puder ser feito depois, empurre, assim você não fica cheia de coisas logo na primeira semana.

6) Aprenda a dizer não: Quando o assunto é priorizar e impor limites, falar “NÃO” é essencial e necessário. Torne isso em um hábito, você vai precisar quando seu filho crescer um pouco…

7)Não fique trocando de creche ou babá: A não ser que ocorra algo ruim. Fique próxima da creche e acompanhe a adaptação do seu filho de perto. Leva algum tempo para ele se acostumar… E não… Ninguém vai tratar cuidar do seu filho tão bem quanto você… Amor de mãe é único!

 8) Dedique um tempo só para o seu filho:Não comece a levar trabalho para casa. Aproveite o tempo na sua casa para ficar com o seu filho e se dedicar a ele. A partir de agora você vai ter que aprender a separar bem o seu tempo, deixando um pouco para cada área da sua vida. Como trabalho, filho, marido e para você. Manter tudo em equilíbrio é um dos maiores desafios de uma mãe…

9)Tenha um plano B: Tenha sempre uma segunda opção, afinal algum imprevisto pode acontece. Se seu filho pegar uma gripe, por exemplo, e não poder ir para a creche ou escola é bom, ter um parente ou uma folguista de confiança.

 10) Planeje seu cardápio: A comida é um assunto muito complicado para mães que trabalham. Você passa seu tempo fazendo a comida para seu filho ou usa esse tempo para ficar com ele? A dica aqui é fazer pratos rápidos e simples. A comida não precisa ser elaborada e sim, saudável, com uma grande variedade de verduras e frutas frescas. Quer outra opção? Cozinhe durante o fim de semana e congele tudo.

Leia mais:

Licença Maternidade: Quando solicitar?

Comente