Alienação Parental: saiba identificar os 6 principais sinais

Em caso de divórcio o bem-estar da criança deve ser priorizado para que o rompimento da relação conjugal dos pais não impacte  no desenvolvimento dela, entretanto alguns pais não conseguem realizar essa separação amigavelmente e ocorrem decisões que podem afetar a criança. Quando a separação ocorre com brigas e desentendimentos é muito comum que haja alienação parental.

Alienação parental é quando uma das partes influencia a criança a ficar do lado dele, e consequentemente contra o outro. Saiba identificar se a criança está sofrendo alienação parental, veja abaixo os principais sinais.

  • 1- Proibição que o um dos genitores veja o filho;
  • 2- Fazer chantagens, manipular ou influenciar para que a criança fique contra o pai/mãe.
  • 3- Dificultar visitas estabelecidas previamente;
  • 4- Omitir informações ou mentir para o filho visando manipulá-lo contra o pai/mãe;
  • 5- Dificultar a convivência ou autoridade entre o filho com o pai/mãe;
  • 6- Mudar de domicílio sem avisar ao outro genitor.

Todas as demais atitudes feitas por um dos genitores que prejudicam a relação do outro genitor com as crianças podem ser enquadradas em caso de alienação parental.

Essa situação gera consequências para a criança ou adolescentes, sua rotina muda e alguns sentimentos como inseguranças e medos podem aparecer, cada um reage de um jeito diante da situação. Podem acontecer mudanças físicas e muitas outras. É importante identificar quando há a alienação parental pois os traumas gerados nos filhos podem ser muito profundos.

A alienação parental é crime previsto em lei desde 2010, caso você seja o genitor alienado é recomendável buscar ajuda judicial.

9 dicas para fazer os filhos aceitarem melhor a separação dos pais

O que levar em consideração quando pensar em ter o segundo filho.

Comente