Entenda e saiba como lidar com os saltos do desenvolvimento do bebê

O que são saltos do desenvolvimento do bebê?

O processo de crescimento de um bebê é algo muito lindo de se acompanhar. Eles estão constantemente aprendendo, porém, em algumas fases, esse desenvolvimento acontece de forma mais acentuada, mais visível aos olhos das mamães.

Eles crescem muito rápido! Aquela roupinha linda que você adora deixa de caber do dia para a noite. O sapatinho super fofo já não cabe mais no pezinho. Mas, além do que a gente consegue acompanhar, muitas outras mudanças estão ocorrendo de forma silenciosa. Se você está lendo este post, provavelmente essas mudanças não estão sendo tão silenciosas assim.

Mas por que existe uma mudança de comportamento nos bebês? A resposta é simples: imagine você, adulto, quando descobre uma nova habilidade, algo que você nem sonhava que poderia fazer. Certamente você ficará empolgado, ansioso e querendo praticar o máximo possível aquela habilidade recém descoberta. É mais ou menos isso o que acontece com os pequenos.

O desenvolvimento do bebê não acontece de forma contínua. Existem momentos para isso e é natural que, toda vez que aconteça, a criança apresente uma mudança de comportamento.

Os bebês crescem de forma surpreendente, principalmente no primeiro aninho de vida. As mudanças não são apenas físicas, mas também motoras, visuais e gustativas.

Cada descoberta representa um mundo novo para o bebe e é compreensível que ele apresente mudanças de comportamento, ficando mais agitado, mais impaciente e acordando mais vezes durante a noite.

Para alguns bebês, essas mudanças podem ser mais tranquilas, menos notáveis. É como acontece com o nascimento dos dentinhos, por exemplo. Alguns bebês não sofrem tanto, acabam tirando de letra essa fase. Outros já sofrem bastante, sentem desconforto excessivo na gengiva e apresentam uma irritabilidade maior. Não existe uma regra, cada bebê é único e tem sua própria maneira de se desenvolver.

Nos períodos dos saltos do desenvolvimento, um bebê que costumava ter uma noite tranquila de sono pode começar a acordar muitas vezes de madrugada. Aquele que costumava ser calminho pode ficar irritado com mais frequência. Até as mamães mais experientes podem se assustar com essas mudanças. Mas tenha calma! Essa fase passa, e passa muito rápido. Se isto está acontecendo com o seu bebê, não se desespere! Neste post, nós tentaremos te ajudar a passar por essa fase difícil, e ao mesmo tempo incrível, com mais tranquilidade.

Saltos do desenvolvimento do bebê/Reprodução: Pixabay

Principais saltos do desenvolvimento do bebê

1º salto: o mundo ganha mais cores

Quando o bebê nasce, sua visão ainda é embaçada. Ele não enxerga muitos detalhes, a visão ainda é turva e ele vê tudo em tons de cinza, ainda não distingue cores, não foca em objetos. Por volta da 5ª semana, acontece o primeiro salto do desenvolvimento do seu bebê. Ele começa a enxergar mais cores e tenta focar em objetos.

Esse salto é um dos mais tranquilos para o bebê. Os papais e mamães podem estimular esse desenvolvimento decorando o quarto e o berço do pequeno com objetos coloridos. Na loja Potinho de Mel, você encontra vários modelos de móbiles de berço que irão ajudar o seu bebê no desenvolvimento dessa nova habilidade.

2º salto: descobrindo as mãozinhas

Por volta da 8ª semana, o bebê começa a perceber seus pezinhos e mãozinhas. Provavelmente, ele começará a movimentar bastante esses membros, o que o ajudará a desenvolver a coordenação motora. Essa nova descoberta pode deixar o baby agitado, ansioso e até irritado.

Coloque-o com mais frequência de barriguinha para cima, com algo bem colorido em seu campo de visão, isso irá estimular sua coordenação motora (lembrando de estar sempre por perto, já que, nessa idade, ele ainda pode golfar muito e corre o risco de engasgar).

3º salto: firmando o pescocinho

No terceiro mês, lá pela décima segunda semana, seu bebê começa a sustentar mais o pescoço. Ele já está mais durinho, mais firme, e vai gostar de ficar na posição vertical no colo de um adulto. Isso amplia bastante o campo de visão do bebê e ele consegue ver as coisas sob novas perspectivas.

É natural que nesta fase ele queira ficar bastante no colo, e em pé, nada de ficar deitado no colinho, ele vai querer olhar tudo o que está ao redor e virar o pescoço para todos os lados, buscando algo interessante para olhar.

Entenda os saltos do desenvolvimento do bebê/Reprodução: Pixabay

4º salto: rolando de um lado para o outro

Este salto é um dos mais desafiadores, para não dizer o mais difícil. Por volta dos 4 meses (dezenove semanas) o seu bebê vai descobrir que pode rolar de um lado para outro. Isso pode provocar muita ansiedade no pequeno e pode passar a ser comum ele acordar de madrugada para “praticar” essa nova habilidade. Certamente ele ficará mais agitado, mais ansioso para se movimentar o máximo possível. Também é provável que se sinta frustrado por não conseguir fazer os movimentos que deseja. Ele já não poderá mais ficar na cama sozinho, pois o risco de rolar para a beirada e cair é muito grande.

Quanto mais ele for estimulado, mais rápido essa fase irá passar e ele ficará mais calmo. Também com essa idade, o bebê irá descobrir todo o seu potencial vocal, fará barulhinhos cada vez mais agudos. Tudo isso pode gerar muita agitação durante um tempo.

5º salto: começando a sentar

Por volta dos 6 meses, o seu bebê já pode querer começar a sentar. Esse é um salto bem marcante já que ele ainda não tem tanta sustentação na coluna. É importante estimular bastante o bebê, deixando ele sentadinho com algo apoiado nas costas. Quando você menos esperar, ele estará sentado sozinho, todo durinho, parecendo um rapaz (ou uma mocinha).

Nessa fase, ele pode começar a estranhar pessoas, não querer ir no colo daqueles que ele não vê com frequência. É importante respeitar isso, não obrigando o seu bebê a ir no colo de quem ele não quer.

6º salto: onde está a mamãe?

Seu bebê já está com mais ou menos 7 meses e não está querendo desgrudar de você. Muitas mães reclamam que não conseguem fazer nada, que é difícil até fazer as tarefas do dia a dia. Quando saem do campo de visão do neném ele acha que ela não vai mais voltar.

Eles estão inseguros, ainda não conseguem lidar com essa ausência. Às vezes, até para conseguir ir ao banheiro é uma luta, pois o bebê chora quando você se afasta. Uma dica interessante nessas horas é falar alto com o bebê de onde você estiver, assim ele irá ouvir sua voz e entender que ele não está te vendo, mas você está por perto e irá voltar para ele em breve.

Ah, e nessa idade muitos já estão começando a querer engatinhar. É muita informação para o bebê, não acha?

7º salto: o que acontece se eu fizer isso?

Com 11 meses de vida, seu bebê irá descobrir que toda ação provoca uma reação: ao apertar o interruptor a luz se apaga, ao colocar o dedinho em certo brinquedo ele faz barulho, e assim por diante. Essa é uma ótima hora para você presenteá-lo com brinquedos que emitem sons, que giram e que rolam.

8º salto: os primeiros passinhos

Não é uma regra, mas, por volta dos 12 meses, seu bebê já estará dando os primeiros passinhos. Alguns bebês andam bem antes disso e outros um pouco depois. Não precisa de pressa! Ele andará no tempo dele e isso é super normal.

Com essa nova descoberta, é quase certo que ele não vai querer parar no seu colo, vai querer ir para o chão em qualquer lugar (inclusive onde não pode). É importante dar essa liberdade para o bebê. Sabemos que é uma fase tensa, ficamos com medo de quedas e outras coisas, mas ele ficará muito menos irritado se puder praticar bastante a sua “caminhada”.

Entenda os saltos do desenvolvimento do seu bebê/Reprodução: Pixabay

9º salto: descobrindo novas brincadeiras

Este é o último grande salto. Por volta dos 15 meses, o seu bebê estará aprendendo novas formas de brincar, cheio de curiosidade em um mundinho repleto de possibilidades. Brinque com ele com coisas diferentes: brinquedos de encaixe, de montar, e até massinha de modelar (com supervisão, é claro) são ótimas opções para ajudar no desenvolvimento do seu bebê.

Nunca é demais lembrar que cada criança tem seu tempo e sua maneira de se desenvolver e que esses períodos que falamos aqui podem não ser exatos. Cada anjinho se desenvolve à sua maneira e ao seu próprio tempo.

Primeiros dentinhos: saiba quando eles aparecem!

Seu filho aprendeu a andar? Confira como evitar que ele se machuque!

Comente