Dia Mundial do Livro: Como comemorar com as crianças

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1995, com o objetivo de incentivar a leitura em pessoas de todas as idades. Nesse dia, os apaixonados por literatura relembram e homenageiam grandes nomes da literatura mundial e suas obras.

Por que o Dia Mundial do Livro é comemorado no dia 23 de abril?

A data não foi escolhida de forma aleatória. Foi nesse dia que três dos maiores nomes da literatura mundial morreram. Mas, você sabe quem foram esses três escritores que mereceram tamanha homenagem?

O escritor espanhol Miguel de Cervantes (autor de Dom Quixote de La Mancha), o inglês William Shakespeare (autor de Romeu e Julieta) e o peruano Inca Garcilaso de la Vega morreram, coincidentemente, no mesmo dia 23 de abril de 1616. Então, é muito justo que essa tenha sido a data escolhida para comemorarmos o Dia Mundial do Livro.

O que fazer com as crianças no Dia do Livro

Para as crianças, qualquer dia é dia de diversão. Agora que já sabemos por que foi escolhido o dia 23 de abril para comemorar o Dia Mundial do Livro, vamos ver algumas ideias de atividades para fazer com os pequenos nesse dia tão especial.

1. Separar livros para doação. Se a criança não tiver livros para doar, uma opção é ir com ela até um sebo. Nessas lojas de livros usados, é possível encontrar livros super baratinhos, principalmente infantis. Não precisa de muita coisa. Seu filho pode ir comprar um livro para ele e, na mesma ocasião, comprar um de presente. Os livros escolhidos podem ser entregues para crianças carentes ou para presentear um amiguinho.

Dia Mundial do Livro: Como comemorar com as crianças/ foto: pixabay

2. Criar marca-página personalizado. Quase toda criança ama desenhar e pintar. Vamos deixar aqui um link com um vídeo super legal que ensina a criar marca-páginas super criativos.  Enquanto vocês criam, podem ir conversando, contando histórias e falando sobre os livros que já leram, ou, até mesmo, ouvir um audiobook.

3. Cineminha em casa. Escolha um filme que tenha sido baseado em um livro. Após a sessão pipoca, você pode propor para a criança fazer uma leitura do livro para comparar com filme. Isso pode aguçar a curiosidade da criança e despertar o desejo de saber como a história é contada no livro.  

4. Desenhar. Leiam um livro juntos, e, após, façam um desenho de um personagem ou sobre um trecho do livro que mais gostaram. Faça desse um momento divertido, converse bastante, troque ideias, cantem uma música enquanto desenham. Qualquer coisa vale para deixar esse momento especial.

Dia Mundial do Livro: Como comemorar com as crianças/ foto: pixabay

5. Visitar uma livraria. Hoje em dia não é tão comum frequentar livrarias, até porque, na internet, é possível encontrar preços muito melhores. Mas, não dá para negar, que ir até uma livraria física é uma experiência diferenciada. É uma oportunidade para folhear livros e admirar capas. Muitas livrarias possuem uma megaestrutura para encantar as crianças. Após escolher um livro, ou vários, vocês podem sentar para tomar um sorvete enquanto folheiam o livro que acabaram de comprar.

Percebeu como todas as dicas de atividades que selecionamos são para adultos fazerem juntos com a criança? Para criar o hábito da leitura é preciso tornar o momento da leitura interessante, principalmente se o pequeno não costuma ler com frequência. Apenas entregar o livro para ele ler sozinho pode não funcionar. Além do mais, é uma ótima chance para papais e mamães estreitarem os laços com os seus filhos. Aproveite o Dia Mundial do Livro para comemorar com o seu pequeno e fazer atividades superdivertidas.

Sobre o autismo: livros ajudam crianças a entender

Inspiração: Como guardar os livros dos pequenos

Comente