Dia das Mães: saiba tudo sobre essa data tão especial

O Dia das Mães é uma data que muda anualmente, ele é comemorado todo segundo domingo do mês de maio e é uma das datas comemorativas mais esperadas do ano, tanto pelas mamães que esperam por essa data para serem cobertas de mimos, quanto pelos filhos ou companheiros que aguardam a data para expressarem todo o seu amor e gratidão pelas mamães.

Reprodução: Pixabay

Mas como é este dia para as mamães grávidas? A primeira gravidez costuma deixar as mamães apreensivas e, em algumas ocasiões, até angustiadas. São tantas dúvidas e inseguranças e, para que a gestante passe com tranquilidade por essa fase, é preciso todo o apoio possível das pessoas que a cercam.

Algumas grávidas não se sentem à vontade para comemorar o dia das mães. A verdade é que algumas delas não se sentem mães até segurarem o bebê nos braços. Seja qual for o motivo, é preciso respeitar a decisão da mamãe. Mas, isso não impede que você tente ajudá-la a comemorar essa data de alguma forma. E, uma das formas de fazer isso é através de presentes e carinho.

Mas, você sabe o motivo de o Dia das Mães ser comemorado em maio? E, de onde surgiu essa data? Vamos descobrir a seguir.

A origem do dia das mães

Como todos sabem, o Dia das Mães é comemorado sempre no mês de maio. A data surgiu como uma forma de homenagear uma ativista norte-americana que viveu no século XIX. Anna Jarvis realizava trabalho social com outras mães durante a Guerra Civil Americana. Sua filha realizou um memorial, em 1908, para homenagear a mãe falecida. Esse foi o primeiro Dia das Mães.

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado em 1932, pelo então Presidente Getúlio Bargas que, por meio de decreto, determinou que o segundo domingo de maio seria uma data para comemorar os “sentimentos e virtudes” desses seres que carregam dentro de si um amor incondicional: as mamães.

Mamãe tranquila: aprenda como relaxar durante a gravidez

Netflix: Confira quais são os melhores conteúdos relacionados à maternidade

Comente