4 Formas de fortalecer o casamento após o nascimento do bebê

Todo relacionamento tem suas fases e cada pessoa leva sua bagagem emocional, comportamental, religiosa e cultural consigo que podem, de certa forma, em algum estágio do relacionamento afetá-lo.

Em um relacionamento lidamos com os sonhos, decepções e expectativas com o parceiro e com o nascimento de um bebê pode surgir alguns desentendimentos que não existia afinal de contas agora há outro olhar sobre a relação e parceiro.

Para os casais que estão em crise e desejam dar continuidade no relacionamento existem alguns comportamentos para melhorar a relação antes de escolher a separação, esses comportamentos tendem a melhorar a relação criando um ambiente familiar mais saudável.

1- Gratidão e reconhecimento

Para um casamento feliz uma das chaves é a demonstração de carinho e admiração, são coisas que afastam o distanciamento emocional e os sentimentos negativos. Esse método consiste em que o casal faça um esforço constante e consciente para perceberem o que eles gostam em relação à personalidade e caráter do seu parceiro devem expressá-los em voz alta.

2- Reclamação saudável

Todos nós temos nossas manias que produzem fortes emoções quando não acatadas, porém algumas pessoas quando contrariadas escolhem se distanciar emocionalmente e não expressar suas necessidades e queixas. Se o indivíduo não expressar sua insatisfação com determinada atitude seu parceiro será mantido no “escuro” e não terá possibilidade de atender suas necessidades por simplesmente não saber o que está errado.

A dica aqui é não deixar de expressar os seus incômodos, mas sim expressar eles com um tom nocivo, não chame atenção com sarcasmos, críticas ou raiva, tente manter a calma e regrar sua fala para se expressar de uma forma que ao invés de atacá-lo irá demonstrar o que te incomoda como por exemplo ao invés de dizer “Você está mentindo! Eu sei que isso não é verdade” diga “Eu fico triste quando você não me conta tudo. Gosto de ter uma relação de confiança”.

3- Problemas perpétuos

Todo casal apresenta algum tipo de conflito ou diferenças que não desaparecem. Eles são diferentes para cada casal, alguns podem discordar sobre dinheiro, outros sobre tarefas domésticas e depois que se tem filho, com as emoções à flor da pele pode ser que esses problemas surjam e fiquem ainda mais visíveis como discussões sobre a educação da criança ou alimentação.

Para viver pacificamente, o ideal é que o casal discuta as questões de forma aberta e produtiva. Vale a pena, no caso de o casal não conseguir chegar em um consenso, investir em terapia conjunta para que haja ajuda na comunicação por um profissional.

4- Conflito saudável

Alguns casais preferem se esquivar de conflitos ignorando e minimizando as suas diferenças e assim seguem, o problema ocorre quando há situações estressantes ou desafiadoras como o nascimento de um filho. No meio dessas experiências que alteram a vida o casal é necessário um momento para falar de seus sentimentos como tristeza, medo ou raiva e encontrar conforto no relacionamento.

Casais que não enfrentam esses conflitos tendem a ficar cada vez mais emocionalmente distantes e deixam as crises ainda mais fortes, para evitar é importante aprender a compartilhar, falar sobre suas emoções e insatisfações.

É importante lembrar que ninguém é feliz ou triste o tempo todo. Todo casal tem discussões, crises e diferenças, mas é preciso aprender a lidar com esses momentos de forma saudável.

O que levar em consideração quando pensar em ter o segundo filho.

Alienação Parental: saiba identificar os 6 principais sinais

Comente