Algumas mudanças na vida de uma criança desencadeiam as mais diversas emoções, desde medo até a extrema alegria. Com essas emoções chegam as alterações de comportamento, elas podem ser desencadeadas por alguma mudança de rotina como mudança de escola, a chegada de um novo irmão ou a separação dos pais.
Se apenas o suporte da família não for suficiente para que ela volte a se portar da maneira que sempre se comportou é necessário a ajuda de um profissional. O psicólogo infantil ajudará a criança a lidar melhor com suas emoções. Existem alguns comportamentos para levar em consideração que indicam se é necessário o acompanhamento de psicólogo. Fique atento a esses 2 sinais que a criança está precisando de acompanhamento psicológico.
1- Comportamento agressivo
Quando a agressividade não é resolvida com uma conversa em família ela se torna uma preocupação. Normalmente o comportamento agressivo pode ser um sinal de que a criança não está sabendo lidar com algum sentimento ou alguma situação ruim e é nesse ponto que é recomendado buscar a ajuda de um profissional.
2- Problemas escolares
Dificuldades de aprendizagem ou problemas comportamentais no núcleo escolar requerem a ajuda de um psicólogo que contribuirá muito com essa fase. O profissional pode ajudar tanto a criança quanto aos pais aprendendo a como lidar com esses problemas.
3- Saúde afetada
O corpo fala pela criança e muitas vezes elas ficam doentes sem ter uma razão aparente, surgem dores de barriga e febres, mas nada que os médicos conseguem diagnosticar. Nesse caso vale a pena procurar de um psicólogo infantil para identificar se há alguma situação está desencadeando esses sintomas.
4- Alterações repentinas ou exageradas de comportamento
Pode acontecer de a criança mudar exageradamente o seu comportamento sem que signifique alguma coisa, porém essas mudanças muito repentinas podem vir acompanhadas de agressividade e agitação prejudicando os relacionamentos e a saúde da criança. Essas alterações comportamentais ocorrem também em determinadas situações como durante o sono, como por exemplo, a criança pode voltar a fazer xixi na cama ou surgir medo repentino de dormir sozinha. Essas mudanças de comportamento também podem ser observadas na alimentação e na educação. O acompanhamento psicológico pode trazer muito resultado para esses casos de alterações de comportamento repentinas.
Saiba como as crianças podem ajudar nas tarefas domésticas de acordo com cada faixa etária
Filhos agitados? Confira como identificar hiperatividade na infância.
Comente