Sabemos que as palavras têm muito poder podendo afetar tanto positivamente quanto negativamente qualquer ser humano, mas, principalmente quando se trata de uma criança isso é muito mais intenso. Para os pequenos é muito importante o reforço positivo pois auxilia no desenvolvimento, podendo até formar algum traço da característica da criança como, por exemplo, a autoconfiança.
Dizer algumas frases ajuda a despertar a confiança das crianças e a se sentirem respeitados, amados e queridos. Além disso, certas palavras os incentivam a desenvolver suas habilidades e superarem as dificuldades. Confira abaixo algumas frases para dizer às crianças todos os dias.
Eu te amo
Embora clichê, essa frase causa um grande impacto na vida de uma criança, não é à toa que está em primeiro nessa lista. Não importa a hora, é sempre bom reafirmar o quanto o amor é presente na relação. Esse ato aumenta o vínculo entre pai, mãe e filho, além de trazer conforto ele também fica na memória para sempre.
Você consegue!
Quando se é criança a confiança em si próprio ainda não está totalmente formada, então dizer frases motivacionais são muito importantes. Elas ajudam a aumentar a autoestima e coragem para realizar algumas tarefas que parecem impossíveis para os pequenos.
Eu confio em você
Dar voto de confiança para uma criança não significa que ela não te respeitará mais, muito pelo contrário, essa frase fará com que ele pare e pense antes de tomar algumas atitudes. É importante que você ressalte os riscos e as consequências de seus atos para que a criança tenha em mente o que é certo e o que é errado.
Conte sempre comigo
Essa frase traz sensação de amparo em qualquer pessoa, em uma criança essa sensação aumenta ainda mais. Essas palavras farão com que seu filho crie um vínculo de cumplicidade e confiança.
Quero ouvir a sua opinião
A sua opinião é importante para mim! Uma ótima frase para que você desperte na criança a vontade de pesquisar, comparar, ter um pensamento crítico e dar a sua opinião a respeito dos assuntos.
4 sinais de que se deve procurar um psicólogo para a criança
Entenda e saiba como lidar com os saltos do desenvolvimento do bebê