Tornar-se mãe é uma das coisas mais especiais na vida, mas a verdade é que quando um bebê sai da sua barriga pela primeira vez, milhões de dúvidas chegam com ele. Nada mais normal, pois tudo ainda é novidade e esses pequenos têm características bem específicas nessa fase da vida – algumas tão curiosas, que despertam mesmo a atenção. Veja 10 fatos sobre o seu filhote e entenda por que eles acontecem!
- Lágrimas de crocodilo
Sabe aquele momento que o recém-nascido está esperneando, mas sem uma mísera lágrima escorrendo pelo seu rostinho? Ela é normal e acontece porque logo após o nascimento é comum que o bebê ainda não produza lágrimas. Não se sabe ao certo o exato motivo dessa condição, mas acredita-se que seja porque os ductos lacrimais dos pequenos ainda não estejam abertos. O fato é que, durante os primeiros meses de vida, o bebê ainda não tem necessidade de umidificar tanto os olhos, mas isso muda com o passar do tempo.
- Descamando
Se você é mãe de primeira viagem, talvez se assuste um pouco com a descamação da pele do seu pequeno. Pois saiba que isso é comum! As “caspinhas” são causadas pela chamada dermatite seborreica, responsável por formar uma espécie de crosta na cabeça – ou até mesmo nos ouvidos e ao redor do nariz. Ela pode ser removida com ajuda de um óleo antes do banho e de uma massagem bem suave. Para tratá-la, também é bom evitar o uso de gorros ou de cremes na região. Vale lembrar que essa condição não está relacionada ao vérnix caseoso, aquela substância branca e oleosa que reveste a pele do recém-nascido e que ajuda na sua adaptação ao novo ambiente após deixar o útero materno.
- Vesguinhos
“Será que meu filho é estrábico?”. Quantas vezes você já ouviu mães se perguntando isso durante as primeiras semanas de vida de seus pequenos? Esse questionamento surge com frequência, já que os recém-nascidos costumam mesmo ficar vesguinhos ocasionalmente. Isso acontece porque eles ainda estão “treinando” os músculos responsáveis pelos olhos, ou seja, é só parte do charme do seu filhote. Entretanto, se for uma constante, a questão deve demandar mais atenção.
- Inchaço
Logo depois do parto e ainda durante os primeiros dias de vida do bebê, é normal perceber que ele vai “desinchando” aos poucos. Isso porque é comum que ele saia do útero com algumas partes do corpo inchadas, como o rosto (principalmente os olhos) e também os órgãos genitais – esses, devido às doses de hormônio feminino que ele recebe antes do parto.
- Visão curta
Sabe aquela história de que o recém-nascido só tem olhos para a mamãe? Pois ela não é um exagero. Durante as primeiras semanas de vida, os bebês ainda têm a visão muito limitada e imprecisa e é por isso que o rosto da mãe – que o amamenta tantas vezes por dia, segurando-o bem pertinho – é a coisa mais interessante de todas! Nessa fase, eles só enxergam a uma distância de mais ou menos 30 cm e ainda não distinguem as cores muito bem.
- Bolinhas na pele
Outra característica comum aos recém-nascidos que desperta dúvidas nas mamães de primeira viagem são aquelas bolinhas que podem aparecer na pele deles, principalmente nas bochechas e no nariz. Muito parecidas com espinhas, elas são comuns e acontecem por causa dos hormônios com os quais o bebê tem contato enquanto ainda está dentro do útero. Se isso acontecer com o seu filho, fique tranquila, porque elas tendem a desaparecer naturalmente.
- Só dormem
Os recém-nascidos dormem muito. MUITO. São, em média, 16 horas por dia. Claro que isso tudo é bem dividido – principalmente ao longo da noite, quando eles acordam diversas vezes para mamar. E se você acabou de ter um bebê e sonha com o dia em que dormirá a metade disso, não fique com inveja: o sono é importantíssimo para o desenvolvimento do bebê! É enquanto dorme que o hormônio do crescimento é liberado, por exemplo, bem como substâncias que regulam o apetite e proteínas importantes para a ativação dos linfócitos, que compõem o sistema imunológico.
- Mecônio
Se você nunca cuidou de um recém-nascido na vida, talvez o mecônio seja uma surpresa. Ele é o primeiro cocô do bebê e tem uma aparência que pode assustar, mas que é completamente normal: ele apresenta uma cor bem escura (quase preta) e uma consistência pastosa e viscosa. É formado a partir do acúmulo de líquido que o pequeno engole enquanto ainda está no útero, mas vai dando lugar a um cocô mais claro conforme você o amamenta.
- Peludinhos
Você já viu algum bebê que nasceu coberto de pelinhos que foram caindo ao longo do tempo? Isso pode acontecer porque, durante a gestação, o feto é revestido por uma camada fininha de pelos, chamada lanugo. Eles costumam cair ainda dentro do útero, por volta do sétimo ou oitavo mês de gravidez, mas nem sempre isso acontece, daí o nascimento de pequenos peludinhos. Depois do parto, os pelos vão caindo naturalmente.
- É apenas reflexo
“Ele está sorrindo para mim!!!”. Quem não espera dizer isso do seu bebê, não é mesmo? E pode acontecer logo nos primeiros dias de vida, mas a verdade é que, nessa fase, o sorriso vai ser apenas resultado de um reflexo motor. É só por volta dos quatro meses que o seu pequeno vai dar, finalmente, o sorriso voluntário. Mesmo assim, não deixe de curtir todos eles – intencionais ou não – pois são irresistíveis.
Fonte: Dra. Priscila Zanotti Stagliorio, pediatra do Hospital São Camilo
Comente