GRAVIDEZ: Tudo que você precisa saber sobre cuidados no verão

Separamos aqui todas as dúvidas frequentes para ajudá-la a passar por essa estação de ano maravilhosa, que é o verão. Confira:

Posso tomar sol?
Sim, mas com moderação. Durante a gravidez, há um aumento do hormônio que controla a melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. Isso significa que você vai se bronzear em menos tempo, mas o risco de ter manchas é maior. Portanto, passe filtro solar com proteção UVB e UVA todos os dias a cada quatro horas. Na hora de se bronzear, vale a conhecida regra de evitar o sol das 10h às 16h e usar chapéu.

Como manter a pele hidratada?
Beba de 2 a 3 litros de líquido, como água mineral, de coco e sucos. Evite banhos quentes, use sabonete neutro, que é menos agressivo, e passe hidratante específico para gestantes pelo menos duas vezes ao dia. Se quiser usar óleos, prefira os essenciais, com vitamina E e extrato de calêndula vermelha.

É possível prevenir celulites e estrias?
O melhor jeito é não engordar demais e fazer uma atividade física leve. Como você retém líquidos na gravidez, e eles facilitam o surgimento desses problemas, corte o excesso de sal da dieta e aposte em frutas com casca e verduras verde-escuras cruas. Outra dica também, é usar óleos e hidratantes indicados para gestantes. Aplique-os fazendo massagens circulares nas áreas que mais esticam (barriga, mama, quadris e culote) desde o primeiro mês.

Como combater o inchaço?
No calor as veias dilatam, e a tendência é inchar ainda mais, portanto, é bom variar de posição (se ficar muito em pé, sente um pouco). Manter uma alimentação leve também é fundamental. Sucos como os de abacaxi, hortelã, melancia, lima da pérsia, além de hidratarem ajudam a evitar o inchaço, porque são diuréticos. Procure comer a cada 3 ou 4 horas, para evitar que se sinta mal. Para os lanchinhos, as frutas são ótimas opções. Evite alimentos industrializados, enlatados e embutidos, que têm muito sódio. No decorrer do dia, mexa os pés e, quando sentada, deixe as pernas apoiadas em outra cadeira. Na hora de dormir, coloque os pés para cima.

Leia mais:
GRAVIDEZ: Preciso trocar o meu protetor solar?

Comente