Os 11 alimentos mais importantes na gravidez

Esse assunto sempre dá uma confusão na cabeça da nova mãe, pois há informações tão contraditórias a respeito do que faz ou não faz bem para você e o bebê. Por isso separamos os 11 alimentos mais importantes para uma gestação tranquila.

  • Ovos: Contém mais de 12 vitaminas, minerais e proteínas responsáveis pela produção de células do corpo do bebê. Além disso, são ricos em colina que é um nutriente que promove o crescimento. Algumas marcas de ovos são ricas em ômega -3 que é responsável pela saúde cerebral e a visão. É importante ter atenção na hora de cozinhar os ovos, deverá ser bem cozinho para evitar o risco de transmissão de salmonela que provoca infecções e que pode levar a um parto prematuro.
  • Sardinhas: Contém proteínas completas, ferro, fósforo, magnésio, vitamina A,B,D, E e K. Além disso, ácidos graxos essenciais cujo efeito é proteger o corpo de doenças cardiovasculares. Diminui as triglicérides e o colesterol do sangue, conseqüentemente abaixa o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). O modo de preparado é fundamental, o ideal é preparar elas assadas ou cozidas, nada de usar microondas! Para não enjoar, pode consumir outros peixes também como: salmão, cavala ou arenque que também são ricos nutricionais.
  • Feijão: Esse é o alimento mais completo, sendo fonte de proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, carboidratos e fibras ajudando a reduzir o colesterol e glicemia do sangue. Dica na hora do preparo é deixar de molho pelo menos 2 horas antes de cozinhar, pois ajuda a reduzir os elementos formadores de gases, e também a menos perdas nutricionais na hora de cozinhar. Se você não for muito fã de feijão, pode ser substituído por lentilha ou grão-de-bico ou até alguns legumes cozidos.
  • Pão Integral: É recomendável o pão integral, pois possui um número considerado de vitaminas, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro maior do pão branco. Além disso, possui fibras que ajudam no intestino da mamãe e controla o colesterol.
  • Aveia: Auxilia no sistema imunológico da mamãe, o que é muito importante porque a mamãe fica com a imunidade baixa, sendo assim mais fácil para pegar doenças e infecções. É classificado como uma verdadeira bomba mineral por conter cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, selênio e zinco. É recomendável consumir de 20 a 30 gramas ao dia, juntamente com frutas.
  • Castanhas do Pará: É rico em ômega-3, assim como peixes e ovos que é muito importante para o desenvolvimento do cérebro do bebê. É recomendável consumir três ou quatro castanhas por dia. Além disso, as nozes, amêndoas e castanhas de caju também é uma ótima pedida.
  • Iogurte: Contém proteínas que são fundamentais para as células do bebê, e também são ricos em cálcio para a formação de dentes e os ossos. Além disso, as bactérias naturais presentes no iogurte são importantes para a flora intestinal colaborando no seu funcionamento. Os iogurtes do tipo grego tende a ser mais ricos em proteínas, mas cuidado para não abusar são mais calóricos do que os normais. Você pode misturar o iogurte com frutas ou aveia.
  • Couve Manteiga: É a verdura mais rica em ferro e cálcio. E ainda excelente fonte de vitamina C, vitamina E, ácido fólico, ferro e potássio. É aconselhável cozinhar a couve com pouca água ou só no vapor.
  • Brócolis: É rico em ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas que é importante para a formação do corpo do bebê. Além dos brócolis outras folhas verdes escuras, como espinafre também são importantes.
  • Carne Bovina magra tipo Patinho: É uma arma contra a anemia pela alta quantidade de ferro. Além disso, é uma carne que tem muitas proteínas para o crescimento saudável de músculos, órgãos e tecidos para o crescimento do bebê contêm também vitaminas do complexo B essenciais para o sistema nervoso. É aconselhável preparações cozidas e assadas.
  • Laranja: Possui grande quantidade de vitamina C, é também uma fonte rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo vitamina A e potássio que auxilia na defesa do organismo contra infecções. Se comer com o bagaço e tudo são um ótimo regulador intestinal natural. É importante comer a laranja após descascar (o mesmo vale para o suco), pois a vitamina C oxida rapidamente.

Os benefícios do gergelim na gestação

Gravidez: como amenizar os enjoos?

Comente