Verão: A importância das piscinas na vida das crianças

Que é importante alguma atividade física na vida das crianças isso a gente já sabe, pois são inúmeras os benefícios, inclusive a natação acompanhada de um adulto. Entenda mais sobre os benefícios desse esporte.

A natação é a única atividade que pode ser praticada sem contraindicações, e em todas as idades.

A prática desses exercícios melhora a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade, a força e a velocidade da criança. A recomendação é de que as crianças comecem nadar a partir dos 6 meses e mesmo as práticas feitas na própria casa, caso a família tenha uma piscina, são bem produtivas e só agregam na vida do pequeno. Esta atividade deve ser praticada de forma recreativa e, acima de tudo, deve-se ensinar e divertir ao mesmo tempo.
O bom da criança começar a se movimentar na piscina, é que esta pode experimentar os movimentos novos, como o bater dos bracinhos e das perninhas, sem medo algum de se machucar. É claro que os pequenos precisam estar acompanhados por um adulto que dê segurança para elas e que irão segurá-las por todo o tempo e ajudá-las a fazer os movimentos sem risco algum, será uma atividade deliciosa e que a ajudará muito no seu desenvolvimento.
A única ressalva é que os pais esperem até os seis meses dos pequenos, porque nesta idade o ouvido já está desenvolvido o suficiente para dificultar à entrada da água e reduz as chances de infecção. Além disso, o bebê também já estará imunizado contra algumas doenças, em outros aspectos, a natação melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos. É um amontoado de coisas boas num só esporte.
É claro que tudo aquilo que é bom, também pode ser prejudicial, por isso atenção com as boias de braços nem sempre são tão seguras, pois as crianças podem tirá-las com facilidade, muito menos aquelas boias estilo “pneu”, pois não garantem a flutuação e podem escorregar do corpo da criança. Por isso, o mais ideal é usar aqueles coletes salva-vidas, dão mais segurança para a criança.
Se na sua casa não tiver piscina não deixe de ter aquela piscininha inflável que é sempre uma ótima pedida! Aquele dia de calor seria a brincadeira perfeita para eles. O cuidado é sempre recomendável e a diversão deve ser obrigatória 😉

Ciência explica: por que a energia das crianças não acaba?

Conheça os benefícios do ioga. Esporte que Isis Valverde pratica na gravidez!

Comente