Amamentação: Qual é a melhor hora para desmamar?

Entenda qual é a melhor hora para desmamar e dicas para ajudar a enfrentar esse processo e o que a amamentação representa na vida do bebê.

O desmame deveria ser um processo simples que acompanha o desenvolvimento da criança, mas quase sempre não acontece assim. Por isso, a Potinho de mel separou dicas nessa hora tão delicada: tanto a mamãe, quanto ao bebê para evitar sofrimento com a separação porque para o bebê o leite representa bem mais que um alimento, é uma troca importante com a mãe, carregada de carga emocional. Nos primeiros meses de vida, o peito significa porto seguro ao bebê. O corpo da mãe ao bebê é capaz de representar acolhimento.

O ideal é a amamentação exclusiva até os seis meses de vida da criança e que ela continue mamando até os dois anos, mas quando chega a hora que é preciso parar é importante que a mamãe entenda que a amamentação representa segurança e tranquilidade para o bebê, por isso, na época do desmame ela precisa estar muito mais presente, porque o que ele realmente quer é proteção que só a mãe pode dar. Aos dois anos a criança passa a conhecer os alimentos e descobrir novos sabores, o que diminui as mamadas sem qualquer tipo de sofrimento. Algumas delas passam a naturalmente a não aceitar mais o leite materno.

Não desmame de uma hora para outra. É recomendável começar tirando uma mamada menos importante. Nas horas habituais da mamada, não ofereça o peito, até que a criança peça. Tente entretê-lo com alguma atividade ou ofereça outra opção de alimento. Procure diminuir o tempo das mamadas e varie o lugar da amamentação com o tempo ele vai se acostumar com a mamadeira e outros alimentos.

20 benefícios da amamentação para o bebê e mamãe

5 dicas para facilitar a amamentação

Comente