Aprender a fazer a limpeza bucal do bebê é importante como o seu banho diário.
A limpeza da gengiva ajuda na rotina de escovação que ele deverá ter no futuro quando os seus dentinhos de leite nascer.
É recomendável que limpe a gengiva com uma fraldinha de pano enrolada no dedo ou gaze com água filtrada todos os dias, mesmo antes do nascimento dos dentinhos.
A maioria dos bebês após o sexto mês começa a nascer os 2 dentes da frente da gengiva de baixo, e até 1 ano de idade o restante, se estiver com dificuldade de fazer a limpeza correta só com a fraldinha, é indicado comprar uma dedeira encontrada nas farmácias ou lojas infantis com a devida higiene e esterilizada.
Assim que começarem a nascer os dentes do fundo é indicado fazer a higiene de manhã e a noite (na última refeição do dia) com pasta de dente com flúor e escova de dente com a cabeça macia para alcançar todos os cantos da boca, indicado para a idade da criança. Atenção: não abuse na pasta de dente, recomendamos uma quantidade do tamanho de um grão de arroz.
Faça movimentos suaves na hora de escovar os dentes da criança. Não se esqueça da língua do bebê, pois é onde acumula bactérias que causam mau hálito. Como a quantidade é pequena da pasta de dente não há necessidade de enxágue, mas crie o hábito assim que a criança conseguir cuspir.
Troque a escova, assim que perceber que os fios da escova estiverem desgastadas ou entortadas.
O uso de fio dental é recomendável só após os dentes da criança a encostar uns nos outros.
É recomendável após o primeiro ano de idade ir a uma consulta odontopediatra com o seu bebê, principalmente se na gravidez a mãe teve problemas de saúde bucal, assim evitando problemas futuros do bebê.
Existe um problema que causa em mais de 60% das crianças de até três anos de idade: a cárie da mamadeira, provocada principalmente durante a alimentação antes de dormir sem a devida higiene bucal para evitar recomendamos não por açúcar no leite da mamadeira ou na chupeta. Se o dente da criança estiver com uma mancha branca, leve imediatamente ao dentista que pode ser início de cárie.
Comente