Licença Maternidade: Quando solicitar?

A maioria das gestantes sabe que tem direito a licença maternidade, mas quando solicitar? Uma das maiores preocupações é como conciliar a gravidez e o trabalho, entenda mais.

Algumas mães podem ter receio de contar ao chefe que está grávida. Se você trabalha com a carteira assinada, você tem toda a proteção legal.

Conheça as leis e garanta seu direito pela legislação trabalhista brasileira:

1° Você tem direito a 120 dias (4 meses) de licença maternidade, que pode ser contada a partir de quatro semanas antes da data prevista do parto. Tem empresas que permite ficar mais 60 dias (6 meses totais), mas essa prorrogação é facultativa;
2° Durante a licença maternidade você continua recebendo o seu salário integral;
3° Caso você tenha um parto prematuro, o período de repouso pode ser maior, desde que se apresente um atestado médico ao empregador;
4°A empresa que trabalha não pode te demitir pelo fato de estar grávida e até 5 meses depois do parto
5°Se o seu ambiente de trabalho provocar algum risco à sua saúde ou a do bebê, é possível pedir afastamento ou mudança de cargo durante a gestação.

É possível parar de trabalhar quando você quiser, não existem restrições médicas. Sempre é bom lembrar-se da importância de conversar com o médico ginecologista sobre seu ambiente de trabalho, pois somente ele poderá avaliar se você pode continuar trabalhando ou não durante a gestação.
Agora que você já conhece mais sobre o assunto é só ficar tranquila para fazer o melhor pelo seu bebê, sem abrir mão da sua carreira.

Papai, você também tem direito a licença paternidade, sabia? Clique aqui e entenda!

10 dicas para lidar com a volta ao trabalho após licença maternidade

Comente