Gravidez: a importância do pré-natal para o bebê

Assim que descobre gravidez, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com o seu obstetra. É importante um acompanhamento médico para saúde do bebê. Entenda a importância do pré-natal durante toda a gravidez para o seu bebê.

Durante esse período, é proibido faltar em qualquer consulta ao obstetra! Além disso, é recomendável a gestante ter hábitos saudáveis para o bem-estar do bebê.

Os exames solicitados garantem uma boa saúde para mãe, dependendo dos resultados algumas doenças podem ser tratadas antes de interferir o feto. Além disso, outras orientações médicas como atividades físicas, alimentação se baseia no resultado destes exames.

É importante nesse processo confiar no seu obstetra, ou seja, a gestante não pode omitir informações ou esconder informações importantes da sua saúde ou a do bebê.

A quantidade de consultas varia muito, cada caso é um caso. Existem gestantes que no primeiro trimestre devem se consultar a cada 7 ou 15 dias e há casos que precisam ser avaliadas a cada 7, 15 ou 21 dias. Por exemplo, se uma mãe que tem histórico de aborto espontâneo com repetições, pré-eclampsia, diabetes gestacional, alterações fetais, pouco ou muito liquido amniótico devem ter mais consultas que outras mulheres.

Além dos exames e das consultas marcadas, a gestante deverá colocar a cartela de vacinação em dia a partir da 27° semanas. São três vacinas: Influenza (gripe), Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche) e Hepatite B.

Comente