Licença Paternidade: Quais são os seus direitos?

A licença paternidade é um direito de todos os homens que se tornaram pais recentemente. E é tão importante quanto à licença maternidade nesse momento de cuidados intensos do bebê.

No Brasil, a mãe tem o direito por lei de ficar 4 meses (120 dias) em casa se recuperando do parto cuidando do bebê, recebendo o mesmo salário. E os papais quais são seus direitos?
Muito se tem falado sobre a necessidade da presença maior dos pais durante o primeiro mês de vida, tanto no ponto psicológico quanto prático. Atualmente o Senado aumentou a licença paternidade para 20 dias e a licença maternidade para 6 meses, mas não é obrigatório para todas as empresas, porém por lei o pai tem direito a ficar 5 dias em casa.
Em países como Alemanha, França, Bélgica, Suécia, oferecem longos períodos de tempo. Já no Japão, a licença não é exclusiva da mãe e do pai, e sim dos dois. É a chamada licença-parental, e nela os pais podem decidir o quanto cada um terá de licença, conforme a sua realidade familiar. Já outros países como Bolívia não oferece licença paternidade.

Licença Maternidade: Quando solicitar?

Comente