Gravidez: parto normal ou cesárea?

Saber como funciona o parto normal e o parto por cesárea é muito importante para a mamãe e para o bebê ficarem tranquilos na hora tão esperada.

Separamos quais são os seus benefícios e os contra de cada um:

A cesária é o parto mais escolhido entre as gestantes e a maioria é por indicação não científica. Acredita-se que o motivo é por conta que as mídias demonstram o parto normal como algo terrível com se a dor fosse algo sobrenatural e o parto cesárea como indolor e sem complicações.

O que não é bem assim, no geral o parto normal é melhor tanto para a gestante como para o bebê. O índice de complicação materna e fetal do parto normal é muitíssimo menor que o da cesárea, além da recuperação ser mais rápida.

O parto cesárea é um ato cirúrgico complexo, no qual são “cortadas” 7 camadas do abdômen até chegar ao bebê. É uma cirurgia de grande porte e é realizada com os cuidados necessários.

É indicado fazer o parto cesárea quando o bebê estiver sentado, ou quando estiver maior que a bacia materna, em casos de falha de indução do parto normal ou se o bebê precisa ser retirado com urgência, entre outros casos.

Partos alternativos (partos sob a água ou em casa) tem suas limitações e as gestantes devem estar bem orientadas e com uma equipe apta. Acreditamos que o melhor para a mãe e para o bebê é um parto médico que o local mais adequado para receber o bebê em caso ocorra qualquer complicação.

Para as mamães relaxarem e conseguirem conceber o seu bebê com tranquilidade, uma boa dica é procurar os cursos de parto. A insegurança, o medo, a ansiedade e o nervosismo são frutos do desconhecimento. Logo, tudo que possa esclarecer dúvidas, dar segurança ao casal, demonstrar que a gestação, o parto, o pós-parto e a amamentação são simples auxiliam, e muito, o bem-estar materno e fetal.

Comente