Gravidez: de olho na pressão arterial

É importante ficar de olho na pressão arterial, também chamado pelos médicos como hipertensão gestacional, principalmente a partir da 24ª semana começa a surgir.

Isso porque acredita-se que seja má adaptação do organismo materno, havendo uma maior resistência vascular periférica em vez da vasodilatação normal.

A gestante deve ficar atenta a isso, porque pode desencadear problemas graves não só para ela, como também para o bebê. Infelizmente a hipertensão é a principal causa de morte materna e uma das principais causas de óbitos perinatais. Assim que for detectado aumento na pressão, medicações e exames de monitoramento podem ser necessários, alem de retornos mais frequentes e, algumas vezes, internação.

Além disso, o aumento da pressão pode levar a interrupção de crescimento fetal, descolamento de placenta, eclampsia (convulsões) e hemorragia craniana materna.

Não é à toa que a pressão deve ser medida em toda consulta pré-natal e registrada no cartão da gestante. Em alguns casos, pode ser necessário um registro diário.

Quer entender o porque da prisão de ventre? Clique aqui e entenda.

Comente