Gravidez: controle a prisão de ventre

Na gravidez ter prisão de ventre é causado uma em cada quatro mulheres grávidas, e na maioria dos casos, já no início da gravidez.

Para um diagnósticos são necessários dois ou mais sintomas persistentes, como ritmo intestinal mais lento, dificuldade para evacuar, fezes endurecidas ou sensação de evacuação incompleta.
Durante a gestação, há uma elevação nos níveis de progesterona, hormônios que relaxa a musculatura do útero para permitir que ele aumente de tamanho para acomodar melhor o crescimento do bebê. O que pode afetar também o movimento do intestino.
Além disso, a falta de exercícios físicos regulares, a baixa ingestão de fibras e líquidos também ajuda a prisão de ventre. É importante que você mantenha o seu médico informado em cada consulta ao longo da gravidez.
Para ajudar a contornar esse problema, nos da Potinho de Mel separamos dicas:
Alimentação: Ter uma alimentação equilibrada é essencial para o bom funcionamento do intestino. Alimentos ricos em fibras como frutas, verduras, legumes e grãos integrais aumentam o volume das fezes e facilitam a passagem do bolo fecal pelo intestino até sua eliminação.

Ingestão de líquidos: a ingestão de água e líquidos é essencial para manter a consistência adequada das fezes e o intestino funcionando regularmente.

Probióticos: Alimentos como iogurtes e leites fermentados com probióticos auxiliam a manter o equilíbrio da flora intestinal, podendo também assumir papel importante na melhora do funcionamento do intestino, o que auxilia na redução dos sintomas da constipação. Seu consumo deve ser regular.

Exercício físico: A prática de exercícios físicos durante a gravidez traz inúmeros benefícios e é indispensável para o bem-estar da gestante. Além de ajudar a controlar o peso, os exercícios ajudam a estimular o melhor funcionamento intestinal. Porém, vale lembrar que a atividade física na gestação é recomendada na total ausência de qualquer anormalidade, mediante avaliação médica especializada.

Comente