Estimular o bebê a andar sem o “andador”

Dicas para estimular o seu bebê a andar sem o “andador” com dicas e os benefícios e os contras de ter um andador em casa.
A maioria dos bebês começa a andar por volta de 12 meses, mas alguns só conseguem dar esse grande passo do desenvolvimento infantil entre 15 e 18 meses, sem que isso seja motivo de preocupação.

Cada bebê tem seu ritmo e não há sentido nenhum em fazer comparações com outras crianças. Antes de ficar de pé, a maioria engatinha, o que acontece por volta do sétimo ou oitavo mês de vida. Outros simplesmente pulam essa etapa e já se equilibram nos móveis na casa para ficar em pé.
Nessa fase, é importante que os pais estimulem os filhos. Só não vale recorrer ao andador. A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) condena o uso do equipamento, que pode causar acidentes graves e ainda atrasar o desenvolvimento psicomotor dos bebês.
O andador faz a criança pular etapas, evitando que ela engatinhe e, pior, levando mais tempo para ficar de pé. Além disso, o andador facilita o acesso a lugares perigosos o que pode causar graves acidentes.

A melhor forma de incentivar o bebê a andar é criar um ambiente sem riscos de acidentes e cercado de muito carinho e atenção por parte dos pais. Arraste os móveis se precisar e deixe a criança à vontade. Uma dica é afastar os brinquedos preferidos e fazer com que o bebê se movimente. Outra dica é pegar as duas mãos da criança e andar com ela pela casa.

Parques e lugares abertos, como praças, podem também aguçar a curiosidade e propiciar um estímulo a mais. Nessa fase, tropeços e pequenas quedas são comuns, por isso controle-se para não demonstrar uma preocupação exagerada para não assustar o bebê fazendo com que ele chore com sua insegurança. Então é importante disfarçar a preocupação!

Para os primeiros passos, a indicação é deixar o bebê descalço em casa para que seus pés se posicionem melhor e ele sinta melhor o chão, além de desenvolver noções de equilíbrio e de espaço, porém se estiver muito frio coloque meias antiderrapantes nos pezinhos.

Comente