7 direitos especiais que toda grávida tem que conhecer

Grávidas têm direitos especiais! Separamos sete deles que provavelmente você ainda não conhece e que vão muito além da preferência na fila.

1)Chorar e rir ao mesmo tempo sem ser considerada louca

A culpa é dos hormônios.  A progesterona alta por conta da gravidez deixa a mulher em um estado de tensão pré-menstrual constante. Na gravidez traz á tona muitos sentimentos e, por isso, a mulher se emociona com tudo ou se irrita facilmente podendo ser comparada como louca. Então, papais de plantão não se assuste se sua mulher grávida está tendo esses comportamentos estranhos rs.

2) Pôr as pernas para cima no meio do expediente de trabalho

As grávidas podem colocar pernas e pés para cima sempre que puderem ou estiverem muito inchadas. O aumento em até 40% no volume de sangue da gestante é um dos responsáveis por isso. O inchaço das pernas, mãos e pés é por contato do excesso de sangue produzido para suprir a demanda do útero e proteger a mamãe de uma possível perda sanguínea no parto.

A posição de pernas e pés pra cima da altura do coração tende a desinchar e ajudar o desconforto, porém a melhor posição é deitada com as pernas para o alto, é preciso também beber bastante líquido, fazer atividade física e nos casos extremos usar meia elástica de leve compressão.

3) Pegar todos os travesseiros de casa (Sim, são todos seus!)

Os travesseiros ajudam e muito a grávida na hora de dormir. Quanto mais travesseiro melhor! Pense bem, você tem muito o que acomodar!

Na gestação você muda totalmente a estética corporal, projetando a barriga para frente e o bumbum para trás, por isso aparecem tantas dores, principalmente na lombar. Apoiar bem as costas, peito e pernas, com um travesseiro no meio delas, ajuda e muito para ter uma noite mais tranquila.

4) Ir ao banheiro dos homens quando o feminino estiver cheio

No sétimo mês de gestação é a fase em que a bexiga esta super comprimida e os intervalos entre as idas ao banheiro são mais curtos, além disso a gestante troca o liquido amniótico a cada oito horas, o que faz com que tenha três vezes mais vontade de ir ao banheiro do que uma mulher que não esta grávida.

Por conta disso, grávida tem o direito de usar o banheiro masculino caso o banheiro feminino de do local estiver longe ou lotado, o que não pode é ficar apertada, já que banheiro é tudo igual!

Atenção se a necessidade constante de urinar estiver acompanhada de febre e dor no baixo ventre, pode ser sinal de infecção urinária. Para evitá-la, a grávida tem que beber muita água, alimentar-se bem e não segurar o xixi, porque a urina é um meio de cultura para as bactérias que provocam a doença

5) Ter desejos de comer coisas bem estranhas

Existem mulheres com desejos muito estranhos na gravidez. Elas simplesmente querem comer coisas que, em tese, não são comestíveis.

O corpo é sábio e demonstra em forma de desejo que algum nutriente está faltando, como ferro, cálcio, zinco, selênio ou potássio. Quando eles não estão em quantidade suficiente no corpo da grávida, seu instinto de preservação a leva a buscá-los. Há cálcio em paredes caiadas, e ferro na terra e em estruturas metálicas como portões. O potássio está nos sabonetes e em pastas de dentes. O ferro da mãe, por exemplo, é quase todo consumido pelo bebê na gestação. A solução está em investir na alimentação. Por isso, a importância de uma alimentação bem balanceada com todos os nutrientes que a mamãe e o bebê precisam.

6) Esquecer de tudo e não lembrar de coisas comuns

Aquele inchaço da gravidez, tão visível nas pernas e nos pés, também atinge o cérebro, atrapalhando as conexões dos neurônios, por isso, a grávida tem que anotar suas tarefas, mesmo as mais cotidianas.

A progesterona, hormônio responsável pelo metabolismo de toda a gestação, também tem sua dose de culpa. Então, pais de plantão, ajudem a sua mulher grávida a lembrar das coisas que normalmente ela lembrava. Principalmente na mala da maternidade ajude ele separar tudo e separe você os documentos no dia do parto.

7) Vestir-se o mais prático e fresco sem ter vergonha de ser feliz

As grávidas sentem mais calor que o restante das pessoas, principalmente em dias de verão.  Isso é por conta do líquido amniótico funciona como uma bolsa de água quente e, por isso, as grávidas sentem um calor que parece fora do normal. Então, aposte em roupas leves, práticas de se vestir e frescas.

 

Comente