Volta ao trabalho: 9 dicas para o bebê pegar a mamadeira

Separamos as melhores dicas para a mamãe que está tendo dificuldades para o bebê pegar a mamadeira.

É muito comum que aquele bebê que recebeu apenas o seio materno nos primeiros cinco a seis meses de vida venha a ter dificuldades nas primeiras tentativas de se oferecer a mamadeira ou o copo. Muitas mães precisam voltar ao trabalho e, mesmo continuando a dar o seu próprio leite, que é tirado com bombinha, precisam introduzir a mamadeira para que o bebê possa ser alimentado (há outras técnicas também, como dar de colher, copinho, copo de transição, etc… mas dependendo da idade do bebê elas não funcionam muito bem).

1) É preciso fazer a transição dando sucos e papinha de frutas em colheres de plástico ou de silicone ou nos chamados copos ou bicos de treinamento, para posteriormente chegar à mamadeira convencional. Muitas vezes, porém, o bebê passa direto do seio materno para os copos de treinamento e isso é bom para ele, já que a tendência atual da pediatria é suspender as mamadeiras bem mais cedo que anos atrás.

2) Você pode experimentar tipos diferentes de bico (de formatos e materiais diversos), e testar diferentes temperaturas do leite. Uma dica é deixar o leite amornar o bico da mamadeira, pois o bico frio pode causar rejeição.

3) Peça para uma outra pessoa oferecer a mamadeira para a criança e não fique por perto. Se você estiver próximo, a criança vai preferir o seu peito, claro. Mas importante: não ficar por perto não significa desaparecer. Fique longe suficiente para a criança não vê-la e nem sentir o seu cheiro, mas esteja por ali caso ela precise de você (carinho, chamego, proteção).

4) Dê prioridade por oferecer o seu leite na mamadeira em vez de leite artificial (tirado com bombinha de sucção ou ordenha manual). Caso você tenha que introduzir o leite artificial e ele não esteja sendo bem aceito, comece oferecendo-o misturado com o leite artificial. Por exemplo: prepare metade da medida que você está acostumada a oferecer com o leite artificial (conforme indicação da embalagem) e depois complete a quantidade com o seu leite. Mas atenção: não dissolva a fórmula no seu leite. Dissolva-a na água e só depois misture seu leite. Pouco a pouco, conforme a criança vai aceitando melhor, vá diminuindo a quantidade do seu leite e aumentando a do leite artificial (se você PRECISAR fazer isso. Se não, é sempre melhor oferecer só o seu leite. Sempre!).

5) Troque a fórmula. Algumas vezes, não é a mamadeira que não está sendo aceita, mas a fórmula oferecida. Converse com o pediatra (SEMPRE com a orientação do pediatra), exponha o caso e veja o que ele acha de vocês substituírem o leite que está sendo oferecido.

6) Não force. Tente oferecer a mamadeira por até cinco minutos. Se não conseguir, não insista mais. Volte a oferecer dentro de uma hora novamente.

7) Tenha paciência. Muitas crianças demoram até aceitar a mamadeira. É assim mesmo.. Nesse caso, o jeito é continuar insistindo. E sempre dando prioridade para outra pessoa oferece-la em vez de você. Converse sempre com o pediatra. Ninguém poderá orientá-la melhor nesse processo que o pediatra do seu filho. No caso de dificuldades, converse com ele.

8) É importante que a mãe não demonstre desespero ou irritação porque o bebê sente tudo que a mãe senti, e provavelmente ira perceber e ficar inquieto também. Atrapalhando na aceitação da mamadeira.

9) O que você não deve fazer, jamais: Adoçar o bico da mamadeira ou o leite com açúcar, achocolatados, mel ou outros similares. Esses alimentos podem causar cárie, desnutrição ou obesidade.

Comente