Entenda quando e como começar o desfralde dos bebês

Entenda quando e como começar o desfralde do seu bebê e como a mamãe e o papai podem ajudar nesse passo tão importante para o desenvolvimento infantil.

O desfralde é um grande marco no desenvolvimento da criança é um dos primeiros passos rumo à independência, já que é um momento no qual a criança descobre algo que depende exclusivamente dela e do seu próprio corpo.

Tirar a fralda do bebê costuma ser um momento delicado e cheio de incertezas para as mamães.

Pensando disso, criamos 6 dicas para o desfralde, com sugestões para auxiliar as mamães e os bebês.

1 – Sem ansiedade!

A primeira grande lição é paciência! É preciso respeitar o tempo da criança e a ansiedade dos pais pode atrapalhar essa conquista do bebê. Afinal, o controle do próprio corpo é uma etapa de desenvolvimento como outra qualquer. Não adianta querer apressar, nem forçar a criança a deixar a fralda de lado de uma vez. Tudo deve ocorrer de forma natural, aos poucos, e com o consentimento do bebê. Caso contrário, a ansiedade dos pais pode resultar em problemas sérios para crianças, como a prisão de ventre.

2 – Chegou a hora?

Algumas crianças demoram mais que outras para deixar as fraldas, o que é completamente normal. Os especialistas se dividem sobre a idade adequada de tirar as fraldas. Alguns falam em 1 ano e 6 meses, outros em 2 anos e existe uma linha que afirma que usar fralda até os 3 anos de idade está dentro da normalidade. A verdade é que a própria criança dará os sinais ao se comunicar, primeiro avisando que fez xixi e cocô, dizendo ou apontando. Em seguida, ela passará a identificar a “vontade” com auxílio e estímulo dos pais.

3 – Converse com ele(a)!

Os pais podem e devem explicar o que acontece no banheiro para que o pequeno entenda que ali é o local correto para se fazer as necessidades.  O importante é deixar a criança a vontade para que ela perceba as mudanças com naturalidade. Mostre e explique a função do peniquinho e espere que ela se familiarize com o objeto. Deixe-o sentar de fralda ou de roupa, por exemplo. Depois tente estimulá-la a fazer suas necessidades ali, sempre estando junto com seu filho. Você pode sentar-se no vaso enquanto conta uma história, por exemplo. Mas o bebê quiser levantar, respeite.

IMPORTANTE: o trabalho dos pais deve ser feito em conjunto com a escola e/ou babás. Conversar com todos os envolvidos e manter a mesma linguagem são fundamentais.

4 – Pergunte, sempre!

As crianças podem esquecer-se de pedir para ir ao banheiro, por isso os pais devem sempre perguntar se o pequeno está com vontade, várias vezes ao longo do dia. O mesmo deve ser feito antes de dormir e ao acordar. Apenas depois que o bebê conseguir acordar pela manhã com a fralda seca é que se deve tirar a fralda durante à noite. Depois de seis meses, os pais já podem consideram o processo completo.

5 – Quando tirar o penico?

Depois do penico, os pais devem incentivar a criança a usar o vaso sanitário. Os redutores de assento são auxiliares eficazes nessa fase de adaptação.

6 – Cumplicidade, confiança e carinho, sempre!

É preciso saber: os acidentes vão acontecer! E não existe problema nisso. Se seu filho deixar o xixi ou o cocô “escapar”, ajude-o e mostre que não há nada de errado naquilo. Explique que é natural e que logo, logo não acontecerá mais. Demonstre cumplicidade, confiança e carinho, sempre.

Comente