Como se preparar para a chegada do bebê?

Confira as dicas para se preparar para a chegada do bebê. Durante a gestação, você vai ter muitas questões práticas para resolver, da decoração do quarto até como será os cuidados nos primeiros dias com o bebê em casa. Pensando nisso, a Potinho de Mel separou tudo o que precisa saber. Afinal, quanto melhor for sua organização, mais fácil vai ser lidar com tantas novidades no pós-parto.

A chegada de um filho é sempre acompanhada de um tsunami emocional, um verdadeiro redemoinho de sensações. Dá um frio na barriga! Ninguém nasce sabendo ser mãe, mas há uma lista de providências (bem grande) que pode e deve ser tomada para que você, de alguma forma, vá sentindo a ficha cair lentamente e facilita a sua vida no pós-parto.

Para quem ganha o primeiro filho, tudo muda. Quanto mais o papai participar durante a gravidez, mais conectado com a ideia vai estar quando o bebê chegar, por isso não pense em fazer todas as compras do enxoval com sua mãe. E, como os primeiros meses com uma criança em casa prometem ser cheios de novidades, vocês podem aproveitar o segundo trimestre da gestação ou o começo do terceiro para fazer um passeio especial, pois depois disso os obstetras recomendam viagens curtas. E, claro, vale manter os hábitos “de namoro”, como jantar fora ou pegar um cineminha.

Quando o bebê nascer, por algum período, é inevitável que você dê muita atenção ao seu filho… e há maridos que chegam a ficar enciumados. Todo o resto deixa de ser prioridade, é natural. Se o pai estiver presente, participar e dividir as tarefas, vai ver que essa fase logo passa. É importante que ele esteja ao seu lado nesse começo. Por lei, o homem contratado tem direito a apenas vinte dias de licença-paternidade, a contar da data do parto, mas ele pode combinar de emendar as férias.

Quanto maior for a cumplicidade, melhor vocês vão lidar com essa fase. Os três primeiros meses são decididamente os mais difíceis. Carinhos, massagens, sessão pipoca em casa estão liberados desde o começo, e a retomada da vida sexual, bem, essa acontece em até 40 dias após o parto (quando o obstetra libera a mulher, tenha sido parto normal ou cesárea). O importante, sempre, é que você se sinta confortável com a situação.

O primeiro lugar que você vai ter que pensar é o quarto do bebê. Clique aqui e confira nossas dicas! O ideal é começar o projeto quando estiver por volta do quarto mês. Para gestações que incluem épocas como o final do ano e o Carnaval, vale refazer a conta para que o prazo de entrega não seja motivo de ansiedade. Mas, atenção: seu filho não vai usufruir do novo quarto assim que sair da maternidade, ao menos não à noite. A Academia Americana de Pediatria revisou recentemente as recomendações sobre o melhor jeito de o bebê dormir e, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a recomendar que a criança durma no quarto dos pais (não na mesma cama) nos primeiros seis meses, porque, diante de qualquer problema, o adulto pode intervir rapidamente.

Antes mesmo de o bebê chegar, outros cômodos vão ganhar novos acessórios. A banheira vai ter que caber no seu banheiro. Deve estar na altura da sua cintura (para não forçar a coluna), vir com mangueira (mais fácil para esvaziar), com cesto (para acomodar itens de higiene e até mesmo brinquedos), espaço para pendurar a toalha e encosto antiderrapante. A sua sala, provavelmente, vai ganhar um carrinho na decoração. Muitas famílias, pensando nos riscos que o bebê pode correr quando começar a engatinhar, por exemplo, preferem já providenciar itens como plugs para cobrir as tomadas, redes de segurança para as janelas, protetores de quina e grades para escadas. Clique aqui e confira como deixar a sua casa segura para essa fase.

Outro item de segurança importantíssimo é a cadeirinha do carro, que deve ser comprada antes de ele nascer e ter o selo do Inmetro. Se seu bebê sair do hospital e for no colo no seu carro ou em qualquer outro veículo (exceto táxis, vans e ônibus), o motorista pode ser multado em R$ 191,54 e levar sete pontos na carteira de habilitação – o uso desse dispositivo de segurança é obrigatório de 0 a 7 anos e meio. O produto deve ser instalado no meio do banco traseiro, de costas para o painel. Compre em um lugar que, de preferência, faça ou ensine a instalação.

Comente