Música na gravidez – Potinho de Mel

A importância de ouvir música antes do nascimento do bebê ajuda a desenvolver o cérebro dele. 

Você sabia que aquela canção que você adora ouvir pode ser muito importante para o seu filho? Pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, descobriram que ouvir música ao longo da gestação ajuda a desenvolver o cérebro do bebê.

O estudo foi feito com 12 grávidas, divididas em dois grupos, e seus bebês após o nascimento. O primeiro grupo ouviu a música “Twinkle Twinkle Little Star” (ou ‘Brilha, brilha estrelinha’, como ela é conhecida no Brasil) cinco vezes por semana durante o último trimestre de gravidez. Já o outro não teve contato com músicas no mesmo período.

Quando os bebês chegaram, os pesquisadores mediram suas atividades cerebrais uma vez logo após o nascimento e outra aos 4 meses. Partindo do já conhecido fato de que os bebês guardam memória sobre o que vivenciam enquanto estão na barriga, a ideia do estudo era identificar se existia diferença entre o que os dois grupos de recém-nascidos – os que ouviram música e os que não ouviram – haviam aprendido. Surpreendentemente, a atividade cerebral era muito mais forte e duradoura nas crianças que foram expostas à canção ao longo da gravidez.

Um dos autores, Eino Partanen, ressaltou em comunicado oficial que os bebês são capazes de aprender mesmo quando muito jovens, e que os efeitos dessa aprendizagem permanecem no cérebro durante um longo período de tempo.

De acordo com o neuropediatra da Universidade Federal de São Paulo, Mauro Muszkat, por volta da 26ª semana de gravidez, o feto já está com o sistema neurológico e de audição totalmente formados e prontos para atender aos estímulos do mundo de cá. Por isso, grávidas, façam uma lista com suas músicas favoritas e apertem o play sem moderação!

Comente