Segredos para criar uma rotina para o bebê

Separamos as melhores dicas para os papais que que querem criar uma rotina para o bebê.

Mamães e papais! Vocês sabiam que seus pequenos precisam ter uma rotina de sono? É importantíssimo para que eles se adaptem e percebam a diferença entre o dia e a noite. E, para deixar esse momento ainda mais especial, vocês podem aproveitar para contar uma incrível história para ele.

Nos primeiros meses não tem muito como forçar uma rotina, mas você pode começar a treinar com seu bebê a partir dos 2 meses de idade.  A recomendação básica é que a rotina da hora de dormir seja simples: um banho quentinho, vestir um pijama, mamar e ir para a cama. Nos primeiros meses você pode deixar o bebê pegar no sono enquanto mama, mas os especialistas recomendam tentar colocar o bebê acordado na cama a partir dos 3 ou 4 meses para que ele aprenda a dormir sozinho.

Você já pensou como seu filho muda no primeiro ano de vida? Ele quase triplica de peso e realiza grandes façanhas, como sentar sozinho, engatinhar e até andar.

Também há momentos ao longo do primeiro ano em que o bebê parece querer mamar mais: são os chamados surtos de crescimento, momentos em que o bebê muda de patamar na quantidade de leite que toma, para sustentar um rápido desenvolvimento.

Nesses períodos, e sempre que aprende algo importante, é comum o bebê fugir dos horários normais. Pode que ele tenha mais fome, precise dormir mais ou volte a acordar várias vezes no meio da noite. Aguente firme: logo ele vai voltar à rotina normal ou… essas mudanças podem ser um sinal de que está na hora de ajustar sua rotina.

Resfriados e doencinhas também jogam a rotina para o espaço. Espere o bebê melhorar e só então volte a estabelecer os horários para tentar reacostumá-lo.

Algumas das rotinas guiadas pelos pais criam a expectativa de que o bebê funcionará como um reloginho.

É verdade que os bebês gostam de rotina, mas haverá mudanças diárias à medida que ele for crescendo. Às vezes, por um motivo ou outro, seu bebê vai pular uma soneca, ter mais fome ou acordar antes de o sol nascer. A sua vida também continua, com férias, filhos mais velhos, planos com a família e amigos, coisas que você precisa fazer e outros fatores que alteram um pouco sua vida diária.

Não há problema nenhum em variar a rotina, desde que seu bebê esteja dormindo, brincando, se alimentando e recebendo todo o amor e carinho que precisa para crescer bem.

Comente