GRAVIDEZ: Preciso trocar o meu protetor solar?

No verão, é importante passar o protetor solar na pele de 3 em 3 horas enquanto estiver tomando sol. Como também, é importante saber se precisa ou não trocar o protetor solar que usava antes de engravidar.

Sim, precisa trocar o protetor solar. Desde que descobriu a gravidez, sua rotina de beleza já deve ter mudado bastante – e o protetor solar faz parte do time de produtos que provavelmente precisarão ser substituídos. Além de verificar com o seu dermatologista se houve alguma mudança significativa na sua pele (ela pode ter ficado mais oleosa, manchas podem ter surgido etc), sua atenção precisa ser redobrada na hora da compra. O primeiro ponto é conferir no rótulo do produto se o filtro é químico ou físico.

Durante a gestação e amamentação, a segunda opção de protetor é a mais segura porque ela vai barrar os raios solares sem provocar qualquer reação química com a sua pele. Verifique, também, se o produto tem, no mínimo, fator 30 de proteção e se combate os raios UVA e UVB. E, por fim, deixe o produto na prateleira se encontrar alguma substância contraindicada na composição. Algumas substâncias são absorvidas pelo organismo e, mesmo que não esteja comprovado de que fazem mal ao bebê, recomendamos evitar. Portanto, suspenda o uso do produto se encontrar na fórmula qualquer uma das substâncias abaixo:

  • 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC);
  • 3-benzilideno cânfora (3-BC);
  • Octocrileno (OC);
  • Oxibenzona
  • Homosalato
  • Ácido 4-aminobenzóico

Não economize na proteção. Uma colher de chá cheia é a quantidade ideal para a área do rosto, pescoço e colo. Já no corpo, aumente para uma xícara de chá – mais precisamente, uma colher de chá para o rosto e pescoço, uma colher de sopa para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás, uma colher de sopa para ambos os braços e a mesma medida para proteger as pernas e os pés, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Normalmente, os protetores solares protegem por até uma hora e meia, o que significa que você precisa reaplicar o produto várias vezes ao dia – principalmente se entrar na água.

Leia mais:

Beleza na gravidez: o que pode e o que não pode fazer

Gravidez: tomar sol é prejudicial ao bebê?

Comente