Mãe compartilha sua frustração com as dificuldades em amamentar

Ao dar à luz, muitas novidades acompanham o nascimento do bebê – algumas instintivas, mas outras que demandam técnicas e cuidados, principalmente para as mães de primeira viagem. A amamentação, que pode parecer tão simples e natural para algumas pessoas, talvez seja a principal delas. Pega incorreta, leite empedrado, mastite… São tantos os problemas que podem decorrer do aleitamento materno que, às vezes, o que fica é um sentimento de frustração.
Foi ao passar por essa experiência que a americana Leah resolveu falar abertamente sobre as suas dificuldades que enfrentou para amamentar. Mãe da pequena Penelope, ela comanda a conta no Instagram The Nashville Bump, na qual compartilha fotos e textos relacionados à maternidade. “Eu tinha visto tantas fotos nas redes sociais de mães amamentando seus bebês com tanta alegria que eu não me dei conta de que nem sempre é daquele jeito. Parecia tão fácil e natural para elas, mas mesmo coisas que são fáceis e naturais podem ser uma experiência de aprendizado para muitas pessoas”, escreveu.
Leah começou a se questionar em relação à amamentação e acabou percebendo que muitas das suas amigas se sentiam da mesma forma – o que a motivou a tornar sua experiência pública. Ao escrever sobre o assunto no Instagram, a americana tinha como objetivo encorajar outras mulheres que poderiam, assim como ela, estar inseguras ao darem de mamar.
O post teve milhares de curtidas e contou com centenas de comentários de mulheres que se reconheceram naquele depoimento. Confira a publicação original e, em seguida, a tradução:
“Ok, eu vou dizer isso por todas nós. Amamentar é difícil. É muito, muito difícil. Às vezes eu nem consigo explicar o que torna isso tão complicado. As dúvidas, as suposições, a responsabilidade, o compromisso, o desconforto… Só para citar algumas coisas. Nós confiamos no nosso corpo por nove meses para que o nosso bebê se desenvolvesse e, agora, nós temos que confiar que ele vai suprir as necessidades de nutrição dos nossos pequenos, para que eles cresçam e se desenvolvam. Sobre a pressão: amamentar é algo cheio de perguntas sem respostas. Você realmente não sabe o que está acontecendo ali embaixo. Muito leite? Pouco? Muito intenso? Pouco tempo? Leite empedrado? Mastite? Como se já não fosse difícil o suficiente! E é claro que o melhor jeito de saber se você está indo bem é verificar se o bebê está ganhando peso… Claro, deixa eu só pegar aqui minha balança portátil. Mas, mesmo com todas essas coisas, a gente quer desesperadamente sobreviver e atravessar isso. A gente quer tanto que o nosso bebê se desenvolva. A gente quer aquela ligação. A gente quer a experiência. No fim, o que importa é ele estar alimentado. Mas tudo o que eu sei agora é que amamentar é difícil. Eu estou fazendo o meu melhor, mas sempre fica uma pergunta lá no fundo da minha cabeça. Sempre estou me questionando. Sempre me perguntando se estou fazendo direito. Eu estou determinada a ser forte. Eu quero fazer isso. Mães precisam de verdade de todo o apoio que elas puderem ter. Então, você, mãe, que está ouvindo isso de mim: você não está louca. É difícil, mas você está indo bem. Continue assim! Dizem por aí que vai ficando mais fácil.”

Leia também:

Mãe publica relato para falar sobre depressão pós-parto

Marido manda recado para todas as mães que estão lutando contra depressão pós-parto

Comente