CABELOS DO BEBÊ: como cuidar dos fios

Cuidar do cabelos dos bebês é super importante. Saiba aqui como cuidar dos fios das crianças, seja ele lisos ou crespos.
Sabemos que existe uma diversidade de produtos no mercado para todos os tipos de cabelos dos bebês, mas saiba que o fundamental é lavar o cabelo com frequência e secar bem, pois a criança pode ficar com o couro cabeludo mais oleoso, e com isso pode causar a dermatite seborreica. Os cabelos devem ser lavados suavemente, no máximo uma vez ao dia.
Vale lembrar que substâncias químicas agressivas estão presentes nos xampos e cremes de adultos, o que deve ser evitado! Crianças entre 3 e 5 anos deverão usar produtos infantis por serem fabricados sem componentes agressivos. Nos bebês até 2 anos de idade, isso é muito mais sério, visto que a imaturidade dos fios e da pele do couro cabeludo tornam a criança super vulnerável aos danos de componentes químicos, podendo causar alergias e dermatites. Crianças a partir dos 5 anos, a queratinização da pele do couro cabeludo e dos fios já permite o uso de outros produtos, mas sempre antes consultar o pediatra da criança.
Bebês com cabelos crespos tem um número diferente de ligaçoes moleculares, o que cria uma maior torção ao redor. O que dificulta a chegada dos nutrientes produzidos pelo couro cabeludo, sendo assim esses cabelos precisam ser constantemente hidratados, especialmente após os 6 meses. O uso de condicionadores hidratantes (próprios para a idade da criança) devem ajudar e são super bem-vindos em cada lavagem.
Leia mais: Saúde bucal dos bebês: 8 coisas que você precisa saber

Comente