Será que chá para gripe funciona? Confira aqui

Sabe a receita caseira da vovó? Que para curar a gripe basta um chá quentinho e um pouco de repouso. Será que esse método funciona mesmo? Segundo Nancy Ballei, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, os chás não ajudam a combater o vírus da gripe. “Ainda não há estudos que comprovem a eficácia do chá para isso. Existe uma especulação de que algumas ervas podem ajudar com alguns sintomas, mas faltam investigações, nada foi comprovado cientificamente”, explica.

O pediatra do Hospital São Luiz (SP), Thiago Gara, alerta que, apesar de a bebida trazer alívio para algumas pessoas, ela não deve ser encarada como um ‘remédio’. “Não dá para dizer que o chá ajuda a tratar o processo infeccioso. Ele pode ser um aditivo, algo a mais, no processo de recuperação. Por ser uma bebida mais quente, pode trazer uma sensação de conforto e bem-estar, mas é importante lembrar que não substitui o tratamento”, diz.

Se o seu filho apresentar cansaço, recusar alimentos, nariz irritado, tosse, ou febre . O melhor é procurar um médico. Lavar as narinas com soro, tomar um analgésico com orientação do médico e repouso podem ajudar. No processo de recuperação é importante a hidratação, nessas horas os chás podem até ajudar, mas desde que a criança já esteja acostumada a toma-los. “Num quadro de gripe, é importante oferecer líquidos com maior frequência. Se a criança já tem o hábito de tomar chá, ele pode ajudar. Mas é preciso ter muito cuidado com o tipo de chá que oferecemos para os pequenos”, afirma Nancy. Bebidas à base de cafeína, como o chá mate o chá preto, por exemplo, devem ser evitados.

Leia mais:
Cientistas criam vacina inalatória contra pneumonia

6 maneiras de aumentar a imunidade do seu filho

Comente