Confira o melhor país para ser um recém-nascido, segundo a Unicef

2,6 milhões de bebês morrem todos os anos antes mesmo de completarem o primeiro mês de vida. 

Os dados são da Unicef, que publicou um relatório com os melhores e os piores países para ser um recém-nascido. De acordo com o documento, o lugar de menor índice de mortalidade entre recém-nascidos é o Japão, onde 1 em cada 1.111 bebês morrem nessa faixa etária. Já o Paquistão, é o pior nesse cenário pois 1 a cada 22 deles morrem precocemente.

Mas e o Brasil, onde fica nessa lista? Segundo o relatório o país está na 76ª posição entre 184 países. Mas isso não é um motivo para comemorar, já que aqui 1 em cada 128 bebês não sobrevive ao primeiro mês de vida. Pelo ranking ficamos atrás de outros países em desenvolvimento na America do Sul como a Argentina (64ª) e o Chile (60ª). Os dados foram recolhidos entre 1990 e 2016 na maior parte dos países.

Entre as principais causas das mortes dos recém nascidos estão a prematuridade, complicações no parto e infecções como sepse e pneumonia, e boa parte pode ser tratada e até prevenidas como diz o documento. “Embora tenhamos diminuído em mais da metade o número de mortes de crianças com menos de 5 anos no último quarto de século, não fizemos progressos semelhantes para acabar com as mortes entre as crianças com menos de um mês de vida”, disse Henrietta H. Fore, diretora executiva do UNICEF. “Considerando que a maioria dessas mortes são evitáveis,claramente, estamos falhando com os bebês mais pobres do mundo”,completou.

Confira a seguir o ranking dos dez melhores e piores países para ser um recém-nascido a seguir (observe que muitos dessa lista estão em guerra, como é o caso do primeiro, o Afeganistão).

Os melhores países para um recém-nascido;

1) Japão

2) Islândia

3) Singapura

4) Finlândia

5) Eslovênia

6) Estônia

7) Chipre

8) Coréia do Sul

9) Noruega

10) Luxemburgo

Os piores países para um recém-nascido

1) Paquistão

2) República Centro-Africana

3) Afeganistão

4) Somália

5) Lesoto

6) Guiné-Bissau

7) Sudão do Sul

8) Costa do Marfim

9) Mali

10) Chade

Leia mais:

10 curiosidades sobre o leite materno

Comente