Pré-eclâmpsia: saiba o que é

A gravidez é um momento muito delicado portanto os cuidados devem ser redobrados tanto para a saúde da gestante quanto a do bebê. É importante ter conhecimento que algumas complicações podem se desenvolver durante a gestação.

A hipertensão arterial na gravidez recebe o nome de pré-eclâmpsia e aparece especialmente no terceiro semestre da gravidez. A hipertensão pré-eclâmpsia e eclâmpsia (episódios de convulsões) é uma das principais causas de morte materna portanto fazer acompanhamento médico é fundamental para evitar e tratar desde os primeiros sintomas.

A pré-eclâmpsia é um distúrbio que atinge 5% das mulheres grávidas e este diagnóstico é feito já no pré-natal. É bastante comum que o diagnóstico da pré-eclâmpsia apareça com 37 semanas, mas fique atenta pois também pode aparecer precipitadamente antes da 20ª semana de gestação.

A maior recomendação para evitar a pré-eclâmpsia é fazer o pré-natal corretamente com acompanhamento médico e os exames necessários durante a gravidez sempre atenta para algum sintoma de hipertensão.

Comente