Porque ter uma brinquedoteca em casa? A gente te explica!

Quem tem uma criança em casa sabe o quanto elas gostam de brincar e também o quanto é importante que elas brinquem. Por isso é importante ter um espaço reservado para a criança se divertir.

As brinquedotecas são um local perfeito para a criançada brincar e se divertir como achar melhor e sem riscos. Seus filhos vão adorar ter um cantinho desse, só para eles. Mas na hora de montar esse ambiente são necessários alguns cuidados a serem tomados.

Esse cômodo não é um lugar de bagunça, tem que ser organizado, ensine a criança a guardar após as brincadeiras. Ao contrário do que muitos pais pensam, a brinquedoteca ajudará na organização da casa já que os brinquedos ficaram concentrados em um lugar apenas.

Móveis adequados

É importante sempre ressaltar os riscos que móveis qualquer trazem a criança, já que quando criancinha não temos o controle total do corpo, é comum se bater e cair. Opte por móveis sem quinas pontudas, procure por móveis arredondados e dê preferência para aqueles que a criança conseguirá pegar sozinha o próprio brinquedo aqueles que ficam à altura de uma criança.

Piso

Como dito acima as crianças caem, por isso é sempre bom ter um chão seguro, escolha um piso confortável como vinílico ou madeira que não são tão frios e cubra ele com tapete ou EVA, isso irá amenizar o impacto quando a criança for cair. Também pode se usar um piso emborrachado e antiderrapante.

Ambiente lúdico

Uma brinquedoteca serve justamente para o entretenimento e diversão da criança, é essencial que esse ambiente tenha uma abordagem lúdica, use cores que chamem atenção, use também elementos, estampas e desenhos. Certas cores, para o cérebro, estimulam o aprendizado. É legal também o uso de algum lugar para elas colocarem a imaginação para fora, tenha uma lousa ou diversos papeis, lápis colorido, giz…

Segurança

Pense sempre na segurança da criança, cubra tomadas para que elas não ponham o dedo dentro, use protetores de porta para que não prendam os dedinhos, rede nas janelas, cercas ou grades em escadas é muito importantes. Assim você saberá que as crianças estão seguras.

Comente