Saiba qual é a melhor posição para o bebê dormir

Uma questão que preocupa muito as mamães é a melhor posição para o bebê dormir, não existe um consenso geral, mas se sabe de alguns pontos maléficos e benéficos que podem influenciar a sua decisão.

Dormir de lado

Durante um bom tempo essa foi a posição mais recomendada para os bebês dormirem, pois se acreditava que nessa posição as chances eram menores do bebê engasgar e regurgitar, conforme o tempo passou se percebeu que isso já não era verdade pois quando o bebê está de lado o risco dele virar e ficar de bruços, que é uma posição perigosa, é muito maior do que se ele estivesse dormindo de barriga para acima.

De bruços

Essa não é uma posição recomendada, ela é até perigosa e está associada à síndrome da morte súbita infantil, que é quando um bebê falece sem explicação durante o sono.

Apesar de não ter certeza de que isso ocorrerá, números provam que crianças que dormem de bruços sofrem mais dessa síndrome. Quando o bebê chega aos 6 meses ele começa a ter mais controle do seu corpo, então é comum que ele se vire de noite e durma de bruços algumas vezes.

Não é necessário extrema preocupação, porém o mais recomendado é virar o bebê para outra posição quando perceber que está dormindo de bruços.

De barriga para cima

Essa é a posição mais recomendada hoje em dia, por ser a posição mais garantida para que ele não vire de bruços durante o sono. Durante um tempo se acreditou que essa posição poderia fazer o bebê engasgar, porém já foi comprovado que não é verdade. Além disso, estudos recentes apontam essa posição como uma forma de prevenir problemas no ouvido e no nariz.

Travesseiro

É recomendado prestar bastante atenção no travesseiro do bebê pois não pode conter nenhuma característica mais dura já que a cabeça dele é uma parte muito sensível e não pode conter muita espuma ou enchimento já que a cabeça do bebê pode ‘atravessar’ o travesseiro e acabar sufocando em meio ao travesseio. O ideal é escolher um meio termo para que a cabeça fique estável.

Confira: 4 dicas para seu filho ter uma noite de sono tranquila

Problemas com sono na gravidez? Saiba o porque e como tratar.

Comente