Papai Noel não existe? E agora? Saiba o que fazer nesse momento

O Natal chegou e em algum deles as crianças irão te questionar sobre o Papai Noel, é aí que surge a dúvida do que fazer, se conta a verdade ou se sustenta a fantasia do Natal. Nesse post vamos te ajudar a responder essa pergunta tão difícil buscando não acabar com toda a magia dessa época do ano.

Essa questão é delicada e de acordo com especialistas é bom deixar que a criança descubra sozinha que o Papai Noel não existe. Avaliando essa situação os pais podem permitirem que a realidade chegue sem insistir na fantasia, ou seja, em determinado momento da vida da criança pode-se parar de fingir que a figura do Papai Noel é algo real e partir para uma abordagem trazendo o tema já como algo fantasioso.

Se a criança se sentir frustrada com a descoberta que Papai Noel não existe de fato é importante que ela seja acolhida pelos pais. Converse com a criança e procure entender em posição que ela está, se ela acredita ou não, caso acredite, converse com ela que o Papai Noel não existe, mas em volta dela tem pessoas que a amam, todos os presentes vieram porque ela mereceu e que o velhinho era um conto assim como o Coelhinho da Páscoa, a fadinha dos dentes e outros. Vale lembrar a criança que o Natal continuará igual sempre foi com presentes, família, brincadeiras e nada mudará. Dificilmente essa descoberta trará uma maior frustação mas caso isso ocorra e os pais perceberem é bom procurar um profissional.

Ao contar a historinha do Papai Noel, com diversos livros e filmes que existem a criança realmente acreditará nele, ainda mais que esse é um rito muito celebrado e na época de Natal você encontra o Papai Noel em todo lugar portanto é normal que esse assunto entre em pauta em algum momento e você tem que estar preparado para saber qual será a abordagem ao tema.

É muito importante tentar evitar que a criança comente com os amiguinhos, diga que por mais que ela saiba a verdade não é bom comentar com os amiguinhos pois alguns ainda não sabem do conto e ficarão bem tristes. Sensibilize a importância dessa crença para as outras crianças.

Lembrando que a fantasia e o mundo imaginário são uma parte importante para o desenvolvimento da criança e devem ser incentivados pois estimulam o raciocínio e ajudam na capacidade criativa. Às vezes a realidade pode ser muito dura e com o mundo de fantasia ela pode enfrentar as angustias e o medo de forma mais leve.

Férias e natal saiba como deixar as crianças entretidas com atividades

Veja como as crianças podem ajudar nos preparativos da ceia de Natal

Decoração de Natal criativa para fazer com as crianças. Confira!

Comente