Festa junina em casa com as crianças: tudo o que você precisa saber!

A festa de São João ou também popularmente conhecida como festa Junina, acontece durante o mês de junho e é uma festa muito esperada pois sempre vem recheada de muita alegria, dança, brincadeira, cantorias e comidas típicas.

Que tal elaborar uma festa para toda a família curtir em clima de união? Você pode comemorar em casa e reunir toda a família. E para essa data tão legal separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo com as crianças.

Vestuário

Você pode usar em bebês e crianças as fantasias típicas de festa junina, para meninas os vestidos com babados e estampas floridas e botas, mas também pode ser usado blusa xadrez e calça, as tranças no cabelo com fitas são tradição da caracterização junina. Em meninos é comum blusas xadrez e calça jeans, fica ainda mais típico costurar retalhos na calça, e claro, o chapéu de palha não pode ficar de fora.

Já que o mês de junho é inverno no Brasil agasalhe bem as crianças, é bom vestir uma meia-calça grossa nas meninas que estiverem de vestido e camisas de manga longa além de blusas de frio.

Comidas

O ponto alto da festa junina são as comidinhas que, obviamente, não podem faltar! As comidas típicas mais comuns para festinha são bolos tradicionais (milho, fubá, cenoura ou coco), milho cozido ou assado, curau, canjica, pipoca, paçoca, pé de moleque, doce de batata doce, arroz doce, caldos, cuscuz, maçã do amor, cachorro quente, tortas, churrasco, pastéis e muito mais!

Brincadeiras

Brincadeira é o que não falta nas comemorações de São João! Em casa você pode fazer diversos joguinhos para a criançada.

As brincadeiras mais comuns são pesca, boca do palhaço, jogo de argolas, rabo do burro, tomba lata, cadeia, correio elegante… o legal é oferecer ou ganhar uma prenda para o vencedor como ursinhos, ioiôs, carrinhos, bonequinhas, entre vários outros brindes.

Não deixe de fora a típica dança de quadrilha, nela os pares realizam uma coreografia de braços dados obedecendo os comandos de um orientador. Uma boa ideia também é fazer a celebração do casamento, não esqueça dos noivinhos!

Decoração São João é uma data que precisa de uma decoração bem alegre e divertida! Para criar um clima bem temático caipira aposte em muita cor, bandeirolas, palha, balões, tecidos de chita e estampados, espantalhos e chapéus de palha. Não esqueça de muita música típica para ambientar o clima junino!

Introdução alimentar: Itens curiosos para treinamento na hora de comer

Entenda o tempo de sono dos bebês de acordo com a idade

Comente