Dia dos Pais: Conheça a verdadeira história que marcou esse dia

O dia dos pais é uma data muito comemorada no Brasil, sendo uma das datas mais importantes para as famílias e também para o comércio. Mas poucos sabem como essa data comemorativa surgiu e quando foi.

A verdade é que tudo começou nos Estados Unidos e essa data foi comemorada pela primeira vez no dia 19 de junho 1910. Esse dia foi escolhido por Sonora Louis Dodd que quis homenagear seu pai Willian Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana.

Após a morte de sua esposa, Willian teve que criar seus filhos sozinho e foi assim que surgiu a admiração de Sonora pelo pai. O dia escolhido para a comemoração foi a data de aniversário de seu pai e o gesto mobilizou muitas pessoas que optaram por fazer a mesma homenagem até que em 1924 o presidente Calvin Coolige apoiou a ideia nacionalmente. Em 1966 o presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho sendo assim até hoje.

Já no Brasil a data é festejada desde de 1953 importada pelo publicitário Sylvio Bhering, uma comemoração tanto social quanto comercial no dia 16 de agosto comemorado pelo calendário litúrgico da Igreja Católica como dia de São Joaquim, o patriarca da família. Nos anos seguintes a data mudou para o segundo domingo de agosto sendo assim até hoje.

Comente