A importância de esterilizar as mamadeiras e chupetas para a saúde do bebê na hora da alimentação. Dicas importantes para garantir a higiene desses utensílios.
As mamadeiras e chupetas não são recomendadas pelos especialistas por causar má formação da arcaria dentária e na fala, porém muitos pais usam para alimentar os bebês.
Pelo fato da criança não ter o sistema de defesa completo, fica mais vulnerável a doenças e infecções. Uma legião de bactérias e vermes costuma habitar nos bicos da chupeta ou na mamadeira, por isso a importância de fazer a higiene adequada antes do uso. Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber para garantir a saúde do seu bebê.
– Na panela comum (fogão): encha uma panela grande com água e ferva por cinco minutos. Em seguida, mergulhe os utensílios e verifique se as bolhinhas de ar desapareceram por completo. Deixe aquecer por mais 3 ou 5 minutos. ATENÇÃO: Não se esqueça de desligar o fogão depois do tempo desejado, pois se os utensílios ficarem fervendo por muito tempo, podem ser danificados.
– No micro-ondas: colocar os utensílios em recipiente apropriado e aquecer por aproximadamente 8 minutos. Existem também alguns saquinhos próprios para a esterilização no micro-ondas.
– No esterilizador: siga corretamente as “instruções de uso” apresentadas no manual de cada aparelho.
Depois de esterilizados (como a instrução acima), é necessário o uso de sabão neutro e a escova para a limpeza das mamadeiras e bicos. Não se esqueça de limpar os anéis e as tampas que compõem a mamadeira com a parte amarela da esponja (é indicado separar uma esponja só para a limpeza das mamadeiras e bicos do bebê).
Outro ponto importante são as trocas dos bicos artificiais que deverá acontecer a cada seis semanas, pois existem dobras que podem ser difíceis de serem limpas e acomodarem germes e bactérias.
Esses cuidados favorecem seu bebê para que tenha uma vida saudável e forme seu sistema imunológico sem grandes perigos.
Comente