10 dicas de etiqueta para visitar o bebê na maternidade

Quando um bebê chega ao mundo, é natural que os familiares e amigos dos mais novos papais e mamães fiquem loucos para conhecê-lo.

Mas não é tão simples. Os dias seguintes ao parto podem ser complicados, o bebê ainda é muito pequeno e frágil e, além disso, os papais estão se adaptando à nova rotina, não conseguem dormir direito e muitas outras questões são delicadas nesse momento. Tudo é novidade, e é natural que os pais queiram privacidade para curtir esse comecinho de vida do bebê. O ideal seria esperar um pouco para fazer essa visita, de preferência quando o baby já estivesse em casa, no conforto do seu bercinho e começando a ter uma rotina. Ele estaria maiorzinho e a mamãe mais disposta e descansada para poder interagir com as visitas.

Algumas mamães são mais reservadas e preferem não receber visitas logo após o nascimento do filho. Por outro lado, outras mulheres encheriam o quarto de gente logo no primeiro dia se pudessem. É muito importante respeitar o desejo da mamãe e não contrariar, afinal é o momento dela e ela tem o direito de escolher se quer ou não receber visitas. Caso ela não queira, respeite! Controle a ansiedade e espere um pouquinho mais até fazer uma visita.

Se a mãe do recém-nascido não se opor à visita ou se ela mesma fez o convite para você comparecer à maternidade, aproveite! Mas não se esqueça de seguir as dicas de etiqueta que daremos a seguir para garantir que esse momento seja confortável e agradável para a mamãe e para o bebê.

Dicas de etiqueta

Nos últimos dois anos, devido à pandemia do Coronavírus, as maternidades têm restringido e até proibido visitas ao bebê na maternidade. Agora, em 2022, finalmente as medidas de prevenção ao vírus já puderam ser mais flexibilizadas e estão liberadas as visitas no hospital (vale a pena entrar em contato com a maternidade antes da visita para saber como estão os protocolos naquele momento).

Independentemente do vírus, alguns cuidados são necessários para garantir a segurança tanto da mamãe quanto do bebê. Ao visitar o recém-nascido na maternidade é necessário que você tome alguns cuidados simples e se atente a alguns detalhes para não tornar a visita inconveniente.

Confira a seguir as dicas de etiqueta que separamos para você.

Dicas de etiqueta para visitar o bebê na maternidade/Reprodução: Pixabay

Dica 1: pergunte à mamãe se ela quer receber visita na maternidade

Grande parte das mamães preferem não receber visitas no hospital. Isso é totalmente compreensível, afinal, muita coisa aconteceu em pouquíssimo tempo. As que tiveram um parto normal devem estar exaustas devido ao trabalho de parto que, em alguns casos, chega a durar horas e horas. Talvez essa mamãe só queira descansar e repor as energias.

No caso de cesariana, a situação pode ser ainda mais sensível já que não é recomendado que a mamãe converse nem levante muito a cabeça nas primeiras 24 horas. Cada caso é especial e o melhor é sempre perguntar. Mande uma mensagem para ela ou para o papai e pergunte se desejam receber visitas ou se preferem esperar a alta hospitalar.

Dica 2: não leve crianças

Crianças costumam ser agitadas, inquietas e, por isso, não é uma boa ideia levá-las à maternidade para conhecer o recém-nascido. Elas querem tocar em tudo e, com certeza, vão querer pegar no bebê e isso pode deixar algumas mamães desconfortáveis, o que pode gerar uma situação constrangedora para todos. Então se você tiver uma criança e quiser muito ir à maternidade, procure alguém que fique com ela em casa ou até mesmo do lado de fora do quarto do hospital enquanto você entra, afinal, não irá demorar.

Dica 3: não vá no primeiro dia

Principalmente se a mamãe fez cesárea, não vá visitá-la no primeiro dia. Ela saiu há pouco tempo do centro cirúrgico, em algumas mulheres o efeito da anestesia pode demorar mais a passar e a mamãe sequer pode falar muito no primeiro dia. Deixe que ela descanse, não precisa de pressa. O mais importante é respeitar o espaço da nova mamãe.

Dica 4: fique pouco tempo

Nada de visitas longas. Nem pense em ficar todo o tempo do horário de visita estipulado pelo hospital. Basta uma visita rápida para ver como a mamãe está, ver a carinha do bebê, levar um presentinho e registrar esse momento muito especial na sua memória. Até porque não é permitido entrar muita gente no quarto e, enquanto você está lá, outra pessoa não pode entrar. Concorda?

Dicas de etiqueta para visitar o bebê na maternidade/Reprodução: Pixabay

Dica 5: não vá doente

Isso nós nem precisávamos dizer, mas é um detalhe que muita gente esquece. Não estamos falando apenas de doenças mais graves, um nariz com coriza ou aquela dorzinha na garganta já são suficientes para você ficar bem longe do bebê. Se você é muito próximo da mamãe e tem intimidade com ela, considere fazer uma chamada de vídeo para ver o rostinho do baby e dar um alô para a mamãe.

Dica 6: higienize as mãos

Apesar de óbvio, na hora da agitação de conhecer esse novo integrante do mundo você pode esquecer de higienizar as mãos. De preferência, vá ao banheiro do quarto logo ao entrar e lave bem as mãos com sabonete. Se possível, passe álcool nas mãos em frente à mamãe para ela ficar tranquila e ver que estão higienizadas. Muitas mulheres têm essa preocupação mas ficam sem graça de pedir para o visitante usar o álcool. É sempre importante ter senso.

Dica 7: use máscara

Não estamos falando isso somente por conta do Covid. Mesmo que não seja mais obrigatório o uso de máscaras acreditamos que a pandemia trouxe esse hábito que será mantido para sempre no momento de ver o recém-nascido. É bacana você usar máscara descartável ao entrar no quarto e ao se aproximar do bebê. Pode ser que você esteja com algum tipo de resfriado, mas ainda sem sintomas e passe para o bebê ou para a mamãe. Se você é fumante também é interessante usar. Se a mamãe achar que não precisa ela vai dizer para você que pode tirar. Mas é uma atitude que transmite cuidado e preocupação com o baby e sua mamãe.

Dica 8: evite tocar no bebê

Aquele cheirinho delicioso de bebê, aquelas mãozinhas e pezinhos gordinhos são quase irresistíveis. Mas evite tocar no bebê e não peça para pegar no colo. Se você seguiu as dicas anteriores, está de máscara e higienizou as mãos, a mamãe estará bem mais segura e perguntará se você quer segurar o bebê. Você também pode pedir para segurar ou tocar, não tem problema, o que não pode é ir colocando a mão no recém-nascido sem nenhum cuidado.

Dica 9: não passe perfume

Se a mamãe permitir que você pegue o bebê, você não vai querer passar o cheiro do seu perfume para ele. Além disso, o cheiro pode incomodar a mamãe e o próprio bebê que não está acostumado com cheiros fortes.

Dica 10: Saia na hora da mamada

Principalmente se você for homem, aproveite a hora da mamada para encerrar a visita. Mesmo que a mamãe não se importe de amamentar na sua frente, esse é um momento muito importante para o vínculo entre os dois. Dê privacidade a eles!

Passo a passo: saiba como organizar mala de maternidade

Inspiração: Tipos de Lembrancinha para Maternidade

Comente