Como preparar a casa para a chegada do bebê

Ter um bebê em casa traz para seu lar uma nova rotina e muitas emoções com todos os detalhes que precisam ser acertados e colocados em ordem preparar a casa para a chegada desse pequeno pode ser é uma das tarefas mais importantes desse momento.

Ao longo do caminho algumas adaptações serão necessárias, você irá perceber certos pontos que precisam de uma maior atenção quando o bebê começar a se locomover pela casa. O bom é que você já pode ir adaptando a casa enquanto espera a chegada do futuro morador.

Conforto, praticidade e funcionalidade

Ao escolher os móveis opte por aqueles que são confortáveis e funcionais, como cômodas com espaço para trocador com uma altura que seja adequada com a altura dos pais para que não se curvem muito ao fazer a higiene do bebê. Assim como o berço do bebê deve ser confortável e prático.

Móveis com quinas arredondadas também serão uteis quando o bebê começar a andar, se o móvel tiver quina busque produtos para proteção.

Limpeza

O recém-nascido não tem as defesas do organismo completa, seu corpo está começando a ter contato com micro-organismos e expor o bebê a um ambiente sujo pode trazer riscos para sua saúde. A limpeza deve ser diária com um pano úmido, tanto no chão quanto nos móveis.

Ventilação

Mantenha os cômodos ventilados com janelas abertas, fique atenta a vazamentos e infiltrações que possam causar mofos e umidades pois são muito prejudiciais a saúde respiratória. Mas tome cuidados com janelas e portas, pensando no futuro, coloque telas, fechaduras e protetores de portas para que elas não batam. Além disso, fique atento a correntes de ar muito fortes pois podem resfriar o bebê.

Protetores de tomadas

Quando o bebê começar a engatinhar ele começará a explorar a casa, tome cuidado com as tomadas pois ele pode colocar o dedinho e tomar um choque. É recomendado usar protetor de tomada em todas as tomadas da casa.

Cuidado com os objetos

Com as mãozinhas curiosas do bebê deixe os objetos potencialmente perigosos longe. Objetos decorativos de porcelana e vidro são extremamente delicados, portanto deixe sempre longe do alcance do bebê. Tome cuidado também com objetos pequenos que eles possam engolir ou colocar nas narinas ou ouvidos.

Remédios e produtos de limpeza

Deixe remédios e produtos de limpeza em armários altos onde o bebê não alcança. Você sabia que a maioria dos acidentes domésticos sérios com crianças são por ingerir produtos químicos? Outra dica é guardar os produtos em sua embalagem original ao invés de garrafas pets para evitar confusões.

Cuidados na cozinha

Tome cuidado quando o bebê começar a frequentar a cozinha para brincar com panelas e colheres, ele não deve frequentar esse espaço sem supervisão de um adulto principalmente quando o fogão está sendo utilizado. Guarde objetos perfurantes como facas ou tesouras em gavetas altas onde ele não vai alcançar.

Escadas Se na sua casa tiver escadas tome cuidado pois o bebê não tem noção de perigo e pode cair na escada querendo ir atrás de você. Certifique-se de instalar portões com travas ou barreiras e regule conforme ele for crescendo.

4 sinais de que se deve procurar um psicólogo para a criança

Entenda e saiba como lidar com os saltos do desenvolvimento do bebê

Comente