Cresce casos de inseminação caseira no Brasil

Engravidar é um sonho para muitas mulheres que tem um forte desejo de ser mãe seja solo ou com alguma parceria. Muitas dessas mulheres procuram por métodos não convencionais sendo a principal alternativa é a inseminação artificial.

Esse método é permitido no Brasil e autorizado pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A inseminação artificial é muito recomendada por médicos, porém o custo desse procedimento não é acessível para uma parte da população podendo variar entre 2 a 40 mil reais.

Na maioria dos casos o sonho de engravidar é tão grande que dribla as regras da medicina buscando por opções como a inseminação caseira. Esse procedimento ocorre, sem a ajuda de médicos ou do ato sexual, onde uma amostra seminal é inserida dentro da vagina. A maioria das mulheres que buscam esse método são homossexuais, porém casais heterossexuais também procuram por conta de infertilidades assim como mulheres que querem ser mães solos.

Grande parte delas procuram os doadores nas redes sociais, como em grupos do Facebook, e na maioria das vezes as tentantes publicam suas exigências e esperam um doador próximo. Por mais que esse método caseiro seja relativamente sem custos e simples de ser realizado ela oferece riscos biológicos e legais para os envolvidos.

Os riscos desse método sem ajuda profissional vão além da possibilidade de adquirir doenças como HIV ou sífilis. Quando se procura uma clínica de reprodução assistida eles terão certeza de que o doador não terá direito nenhum sobre a eventual gravidez, já na inseminação caseira o doador tem direito de exigir a guarda da criança pois não possui a regulamentação.

Além disso, há riscos biológicos que ameaçam a saúde do bebê, na inseminação artificial em clínica especializada é necessário realizar exames de rastreamento de doenças genéticas já na caseira não se tem total controle de doenças.

Busque sempre um profissional especializado para realizar procedimentos tão sérios como a inseminação artificial. Nunca coloque em risco sua segurança e do seu bebê.

Tentantes: conheça alguns métodos para engravidar

Calendário Menstrual: Aprenda como calcular o período fértil

Comente